
Com um simples, mas imprescindível requerimento do então Vereador Benito Caldas de 12 de março de 1984; os projetos de Lei dos ex-deputados Federais Wolney Siqueira e Lúcia Vânia; a coragem e empenho da comissão formada pelo ex-prefeito Carlos Hassel Mendes, Justiniano Diniz, Romeu Borges, Joaquim Pedrosa, Geraldo Magela e José Aranha; a participação do Lions, da Maçonaria e Rotary fizeram erguer uma escola na Influência dos Rios das Almas e Rio Verde.
Assim em 1995, a então Escola Agrotécnica Federal de Ceres, Sob gestão do Profº Benedito Martins de Oliveira, ofertava 160 vagas em seu exame de seleção para o curso técnico em agropecuária. Atualmente o Instituto Federal Goiano - Campus Ceres tem cerca de 5000 alunos, distribuidos em 4 cursos superiores, 7 cursos técnicos, cursos do PRONATEC, do Mulher Mil, da formação inicial e continuada, na educação á distância. Hoje, com o resultado do primeiro processo seletivo para o curso de pós-graduação em nível mestrado.
Muitos foram os fatores que marcaram essa evolução. houve um ambiente político e econômico favorável nos últimos anos, mas também houve planejamento e empenho dos gestores e servidores para que os investimentos fossem bem aproveitados.
"São 20 anos de histórias,20 anos de trabalho, 20 anos de compromisso e de dedicação, 20 anos ofertando educação de qualidade, 20 anos formando profissionais-cidadãos. 20 anos de felicidade para todos que fazem parte dessa pré história, 20 anos fazendo a diferença na vida daqueles que tiverame tem o previlégio de estudar num\a das melhores escolas do país". Diretor Helber Souto Morgado.
Nesta noite (5) no Centro Cultural de Ceres para comemorar os 20 anos de sua existência, o Instituto federal Goiano homenageou o ex Diretor Wanir Pereira Alvim, Professor Elias de Pádua Monteiro, ex-Prefeito Carlos Hassel Mendes da Silva, Ex-Prefeito Cícero leão; Ailton Garcia Barbosa,Ex-Vereador Alcino César da Cunha, Ex-Vereador César Benito Caldas, Gerealdo Magela da Silva, Venerável José Cunha representando a Loja Maçônica Dr. Domingos Mendes da Silva, Joaquim Caldeira representando a Loja Maçônica Vale do São Patrício