INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
IF Goiano e Ceres: 20 anos de uma parceria de sucesso
Educação

A história da instituição que tem formado milhares de ceresinos e jovens da região do Vale do São Patrício completa 20 anos na próxima quinta-feira (05). O Câmpus Ceres do Instituto Federal Goiano, que conta hoje com mais de 1,7 mil alunos matriculados, comemora o aniversário com uma série de atividades que ocorrem na próxima quinta e sexta-feira.

 

Na quinta-feira (05) será realizada uma solenidade em homenagem às personalidades que foram fundamentais para a criação do Campus no Centro Cultural de Ceres, a partir das 20 horas. Na sexta-feira (06), um momento cívico será realizado às 8 horas e, posteriormente, algumas obras serão inauguradas no Câmpus Ceres.

 

Ainda na sexta-feira, muitas brincadeiras irão agitar uma gincana com os estudantes do Instituto Federal Goiano e, às 20 horas, a comemoração será encerrada com um baile de gala para os servidores, ex-servidores e personalidades de Ceres e região que participaram da história da instituição. Paralelamente, os ceresinos poderão conferir uma exposição fotográfica sobre a história do Câmpus Ceres, que ficará exposta durante todo o mês de março, na biblioteca da instituição.

 

Reconhecimento local

Inaugurado em março de 1995, com 160 alunos, a então Escola Agrotécnica Federal de Ceres oferecia apenas o curso técnico de Agropecuária. Em pouco tempo, a unidade ganhou corpo e reconhecimento local, aumentando o número de cursos técnicos e, após a transformação em Instituo Federal Goiano em 2008, passou a oferecer também cursos superiores.

 

Hoje o câmpus oferta três cursos técnicos (Agropecuária, Informática e Administração) e quatro cursos de graduação (Agronomia, Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Química e Zootecnia). Este ano, o Instituto ampliou novamente seu leque de cursos e passa a oferecer também um de pós-graduação, o Mestrado Profissional em Irrigação do Cerrado e, em 2016, mais uma graduação, a de Sistemas de Informação, passa a ser ofertado à região.

 

Mas o papel do IF Goiano Câmpus Ceres vai além dos cursos presenciais oferecidos aos estudantes. Através de diversas parcerias, a instituição tem ajudado Ceres e região a fomentar o campo e melhorar a saúde. Atualmente, estão sendo desenvolvidos 75 projetos de pesquisa e outros 28 de extensão que envolve 35 professores, 28 colaboradores e 107 estudantes e atendem aos municípios de Ceres, Nova Glória, Rianápolis, Uruana e Uruaçu.

 

Parcerias de sucesso

A Prefeitura de Ceres é uma das parcerias do Câmpus Ceres que promove e viabiliza uma série de ações. A equoterapia é uma delas e ajuda pessoas a se reabilitar e a ter uma vida melhor através de uma terapia realizada com cavalos.  A Instituição atende hoje cerca de 70 pacientes e é a única que oferece a esse tipo de tratamento na região. “Essa é uma parceria bem antiga e é muito importante porque ela envolve a questão social, de saúde e bem estar da população”, ressalta o diretor da unidade, Héber Souto Morgado.

 

Através dos programas da Prefeitura, os alunos e professores também fazem pesquisas nas propriedades rurais de Ceres levando novas tecnologias e ajudando os proprietários no manejo da terra. “Nós temos muitas ações de ensino, pesquisa e extensão nessa área. E eu tenho certeza que vários projetos no Câmpus Ceres não funcionariam se não fosse essa parceria com a prefeitura”, avalia Morgado.

 

O diretor ainda explica que várias reformas e construções foram feitas na instituição através do termo de cooperação firmado com a Prefeitura de Ceres, que fornece o maquinário e condutores. “A Prefeitura sempre tem nos ajudado. Nós não temos máquinas e não conseguiríamos licitar todo o trabalho a tempo e a prefeitura sempre colaborou.”

 

A iluminação da GO 154 até a entrada do Instituto é outra conquista que foi viabilizada através da Prefeitura de Ceres, que entendeu a importância da obra para a segurança dos alunos. “Ajudar o IF Câmpus Ceres é ajudar o desenvolvimento local, é fomentar o futuro dos nossos jovens”, comenta a prefeita, Inês Brito.

 

Inês argumenta que os acordos firmados com o Instituto não envolvem a transferência de recursos financeiros e é apenas uma das várias parcerias estabelecidas pelo Município que visam o desenvolvimento local. “Nós os ajudamos e, assim ajudamos nossos jovens, alunos, servidores e colaboradores ceresinos do Instituto. Eles, em troca, nos fornecem conhecimento e desenvolvem ações que não conseguiríamos fazer sozinhos. É uma parceria que todos ganham: a instituição, Ceres e, principalmente, os estudantes”. Fonte: Prefeitura Municipal de Ceres