
Os primeiros defensores públicos aprovados em concurso para a Defensoria Pública do Estado de Goiás foram nomeados. O ato de nomeação foi assinado no último dia 8 de janeiro, pelo governador Marconi Perillo e publicado no Diário Oficial desta terça-feira, dia 13, como suplemento do dia 9 de janeiro. São 13 aprovados do 1º Concurso para Defensor Público de 3ª Categoria.
Os novos defensores esperaram quatro anos, desde o lançamento do edital do concurso em 2010, para a nomeação. O concurso ficou paralisado por três anos por força de uma liminar da Justiça, concedida em ação proposta por dois candidatos.
Uma das nomeadas, Cíntia Monique de Souza Amoury, de 31 anos, disse que a nomeação foi um sonho realizado. Durante a espera, ela chegou a ser aprovada em dois outros concursos (promotora de Justiça do Tocantins e procuradora federal da AGU), mas decidiu ficar em Goiás e compor a carreira da Defensoria Pública. “Quero trabalhar muito e fortalecer a Defensoria para fazer valer o direito das pessoas que precisam da instituição”, disse Cíntia Amoury.
Outro nomeado, o agente de Polícia Civil do Distrito Federal, Márcio Rosa Moreira, de 36 anos, conta que a sensação é de alívio. “Esse concurso foi lançado no ano em que me formei em Direito. Sempre quis alcançar a carreira de Defensor Público. Cheguei a pensar que este dia não ia chegar. É muita felicidade”, comemorou.
O defensor público-geral, Cleomar Rizzo Esselin Filho, disse que este é um dia histórico para a Defensoria Pública de Goiás, pois fortalece a instituição e a sua busca pela autonomia constitucional. “Esperamos muito pela vinda dos defensores aprovados nos concursos. Tínhamos uma preocupação maior com este certame devido à sua paralisação judicial. Ficamos muito felizes com a decisão do governador de garantir a nomeação dos aprovados em um momento de ajuste das contas públicas e vemos esta atitude como o cumprimento do compromisso deste governo com o fortalecimento da Defensoria de Goiás”, destacou.
Um segundo concurso para Defensor Público de 3º Categoria também foi homologado no ano passado para completar o quadro de 60 membros, previsto na atual legislação da Defensoria. Cleomar Rizzo Filho disse que espera para o início de fevereiro a nomeação de mais 41 defensores entre os aprovados neste segundo certame.
- Goiás Agora