INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Definido Calendário Escolar 2015 para a rede estadual
Educação

A Secretaria da Educação (Seduc) definiu e o Conselho Estadual de Educação aprovou o Calendário Escolar de 2015 para a rede pública estadual, conforme Resolução nº 6, de 14 de novembro. De acordo com o novo calendário, o ano letivo terá início no dia 20 de janeiro. O calendário propõe 202 dias de aulas, sendo que as escolas deverão cumprir um mínimo de 200 dias, como estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. O encerramento do ano letivo de 2015 será no dia 18 de dezembro.

A Gerência de Atendimento Educacional, da Superintendência de Programas Institucionais da Seduc, enviou às Subsecretarias Regionais de Educação as orientações para a adequação do calendário em cada município, observando os feriados municipais e o calendário das Secretarias Municipais de Educação para evitar problemas com transporte escolar. Cada uma das 40 regionais deverão analisar a situação de cada município e propor as alterações no calendário que, se aprovado, será encaminhado às escolas para execução.

Professores
Janeiro começa com o recesso de 15 dias dos professores, conforme o Estatuto do Magistério do Estado de Goiás. Antes do retorno dos estudantes às escolas, os professores e grupo gestor se reúnem no dia 19, para o planejamento necessário ao início dos trabalhos letivos. Nos dias 27 e 28 de fevereiro, as escolas realizarão Trabalho Coletivo para Replanejamento e Finalização do Plano de Ação e Consolidação do Projeto Político Pedagógico (PPP). O ano letivo de 2015 terá cinco dias de Trabalho Coletivo nas escolas, nos meses de março, maio, agosto, outubro e novembro. Para encerramento de bimestre, as escolas realizarão quatro reuniões de Conselhos de Classe, nos meses de abril, junho, setembro e dezembro (encerramento do ano letivo).

Avaliações Diagnósticas
A Secretaria da Educação dará continuidade à política de acompanhamento do desempenho dos alunos na rede estadual. Estão programadas duas avaliações diagnósticas, no dia 3 de fevereiro e no dia 13 de agosto, e uma avaliação externa, a Prova Goiás, no dia 30 de outubro. O ano de 2015 é também ano de Prova Brasil, um dos componentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) calculado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) do Ministério da Educação (MEC).

Adequação
Segundo a gerente de Atendimento Educacional da Seduc, Marina Alves de Faria, as alterações no calendário devem observar as normas estabelecidas e serem propostas agora pelas regionais, evitando-se solicitações futuras quando o ano letivo estiver começando. Conforme destaca a gerente, as adaptações no calendário levam em conta a cultura e as necessidades locais, mas na medida do possível, devem ser evitadas, para que haja uma uniformidade de trabalho nas escolas funcionando em rede, o que permite melhor planejamento e acompanhamento por parte da Seduc.

- Goiás Agora