
Mais de 20 reeducandos da Unidade Prisional (UP) de Ceres, pertencente à 7ª Regional Norte da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária e Justiça (SAPeJUS), participam desde o final de outubro das obras de construção do primeiro colégio padrão século XXI, dentro do estabelecimento penal. A construção, viabilizada financeiramente pelo Governo Federal e projetada pela direção do presídio, em parceria com a Secretaria de Educação do município, tem previsão de término para o início de 2015. A inovação faz parte do Projeto Reeducar, desenvolvido pela gestão do local.
No projeto inicial, com área total de 207,35m², estão contidos os levantamentos de duas salas de aula com espaço para 70 alunos cada; uma sala administrativa; uma cozinha e dois banheiros. De acordo com o diretor da UP, Guilherme Soares Vieira, o emprego de mão de obra carcerária já tem adiantado o processo. “Calculávamos que a obra seria concluída daqui a seis meses, mas, com o grande auxílio que estamos recebendo, creio que em aproximadamente dois meses teremos o término dessa construção”, ressalta.
De acordo com Vieira, o empenho dos presos na realização do projeto é de grande importância para contribuir na ressocialização. “O projeto garante maiores oportunidades aos internos, que aprenderem a trabalhar com alvenaria, carpintaria, encanamentos e pinturas, além de usufruir da escola, adquirindo conhecimento e qualificação. A Unidade Prisional de Ceres será a primeira Unidade do interior do estado a construir um colégio intra muro”.
O projeto Reeducar foi lançado em julho de 2013 e, a partir da data, passou a ser estudado pelos órgãos competentes pelas regularizações necessárias.
Fonte: Sapejus - Go