
O Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás cresceu 5,4% em 2012 e atingiu o valor de R$ 123,9 bilhões. Os dados são Instituto Mauro Borges, da Secretaria de Gestão e Planejamento de Goiás (IMB/Segplan). O índice de crescimento do PIB goiano ficou mais uma vez bem acima da taxa nacional, que encerrou 2012 com alta de 1%. O resultado do PIB goiano manteve o Estado na 9ª posição no ranking do País. No ano de 2012, o destaque em volume ocorreu na agropecuária, que registrou expansão de 8,4%, impulsionada pelo incremento na produção agrícola de soja, cana de açúcar e milho.
id="attachment_218655" class="wp-caption alignright" style="text-align: justify;">
O pecuarista César Moreira aposta na educação profissional do trabalhador rural para obter lucro no campo
O bom resultado dos negócios do campo passa pela educação profissional do trabalhador rural. “É indispensável investir na capacitação dos servidores. Antes, se falava muito em capacitar o trabalhador da indústria e do comércio. É interessante ter uma equipe que executa e que pensa com o administrador da propriedade”, ressalta o pecuarista César Moreira, que investe na criação de gado confinado em Anicuns. César Moreira tem sido atendido pelos programas do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seagro) e da Emater, que promovem cursos e treinamentos, além da apresentação de novas tecnologias aos trabalhadores rurais de todas as regiões do Estado.
Centros Vocacionais Tecnológicos Móveis
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sectec) firmou convênio com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) para estruturar laboratórios em carretas que vão levar educação profissional aos sete territórios rurais do Estado de Goiás. “O projeto-piloto dos Centros Vocacionais Tecnológicos Móveis já foi apresentado ao Ministério de Ciência e Tecnologia, foi aprovado e está sendo elaborado”, ressalta o gerente de Educação Profissional e Tecnológica da Sectec, José Teodoro Coelho. O Centro Vocacional Tecnológico Móvel visa capacitar o produtor rural com base tecnológica para que ele possa desenvolver, promover e oferecer produtos que visam o fortalecimento da economia local por meio da extensão tecnológica.
Após a assinatura do convênio entre o MCT e a Sectec, serão adquiridos três caminhões e nove carretas/laboratórios, que serão transformadas em salas de aula. “Haverá uma carreta voltada para Tecnologia Social; outra carreta para Microbiologia e Processamento de Alimentos, incluindo frutas, legumes, carnes e laticínios. Haverá ainda mais uma carreta para Análise de Solos e Fertilidade. Com essas carretas e em sistema de rodízio, nós acreditamos que vamos atender as demandas dos municípios”, salienta José Teodoro Coelho. A expectativa é de que o projeto entre em operação ainda no primeiro semestre de 2015 e alcance R$ 13 milhões em investimentos ao longo de três a quatro anos.
id="attachment_218662" class="wp-caption alignleft" style="text-align: justify;">
Senar promove cursos sobre agricultura orgânica e cultivo orgânico medicinal
Senar investe na capacitação do trabalhador rural
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), mantido pela classe patronal rural, parceiro do Governo do Estado, também investe na capacitação do trabalhador rural goiano. Segundo o coordenador de Treinamento do Senar, Leonnardo Cruvinel Furkuim, neste ano estão sendo ministrados cursos sobre agricultura orgânica e cultivo orgânico medicinal. “O cultivo orgânico consiste na não utilização de hormônios ou defensivos agrícolas. É possível utilizar defensivos agrícolas feitos em casa e fugir dos comerciais, utilizando cebola ou pimenta, por exemplo. Além de menor risco de contaminação, é possível comercializar o produto por um preço melhor. A questão negativa é que o preço para o consumidor é muito alto e o aspecto visual dele não é muito bom. A forma de melhorar isso é ter, cada vez mais, maior escala de produtos orgânicos”, frisa Leonnardo Cruvinel.
Os cursos são ministrados nos Sindicatos Rurais ou nas propriedades. “Hoje nós estamos atuando também com a assistência técnica. Além de receber a orientação de como fazer, o produtor rural vai ter o acompanhamento de um técnico da Senar”, lembra Leonnardo Cruvinel. Este ano o Senar realizou 86 treinamentos em Goiás, com a participação de 1.076 pessoas, a maioria do sexo feminino: mais de 600 mulheres. Os cursos são gratuitos, organizados pelos Sindicatos Rurais, duram 24 horas cada um, e ocorrem todos os sábados com até 16 participantes.
id="attachment_218667" class="wp-caption alignright" style="text-align: justify;">
Programa Campo e Saúde visa promover a medicina preventiva
Programa Campo e Saúde
O programa Campo e Saúde, do Senar, funciona como elo entre o trabalhador rural e o serviço público de saúde. “Cada edição fica um dia em cada município. Nós realizamos consultas e exames. Nos casos mais complexos nós encaminhamos o paciente para o tratamento ou cirurgia, tudo gratuito”, relata o chefe do departamento técnico do Senar, Flávio Henrique Silva. O programa teve início em 2008 e já chegou a 157 edições. Em 2013 foram 48 edições e um total de quase 300 mil pessoas atendidas. As principais especialidades do Campo e Saúde são: clínica geral, pediatria, oftalmologia, dermatologia e ortopedia. O principal objetivo do programa é criar a cultura da medicina preventiva.
Centro de Treinamento da Emater
O Centro de Treinamento da Emater-GO foi criado com o objetivo planejar, coordenar, executar e apoiar as atividades de capacitação interna do pessoal da Emater, de produtores rurais, parceiros e clientes externos através da locação de seu espaço físico. No curso de preparo de legumes e vegetais para saladas, por exemplo, as extensionistas aprendem como fazer a seleção e classificação da matéria-prima, manejo pós-colheita, seleção, lavagem, corte ou fatiamento, enxague, sanitização, centrifugação, seleção, processamento industrial, embalagem e armazenamento. Segundo coordenadora dos cursos, Janete Alves Soares da Rocha, “o processamento mínimo de vegetais para salada, atualmente, vem gerando grande demanda pelas donas de casa e, principalmente, na merenda escolar de escolas públicas”, conclui.

Centro de Treinamento da Emater-Go
O Centro de Treinamento conta ainda com um Campo Experimental especializado em pesquisa e produção de mudas de plantas nativas do Cerrado. A estrutura do Centro de Treinamento tem 32 apartamentos, cozinha industrial, auditório com capacidade para 150 pessoas, salas de aula e área de lazer completa. A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seagro), através do Dia de Campo, promove palestras e encontros em todas as regiões de Goiás para capacitar o produtor rural e apresentar novas tecnologias que visam impulsionar o agronegócio.
Mais informações: (62) 3201-8905
- Goiás Agora