INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Investimento valoriza aluno do Ensino Médio
Educação

A Secretaria da Educação (Seduc), através do Pacto pela Educação, tem investido na valorização dos professores e alunos com obras físicas (reforma e construção de escolas) e também intercâmbios, viagens culturais e ações de incentivo à pesquisa e à cultura. De 11 a 14 de novembro, alunos do Ensino Médio de São João D’Aliança estarão na capital paulista para um mergulho na cultura do País. Em janeiro estudantes goianos vão aos Estados Unidos através do Programa Jovens Embaixadores. O Programa Goiás Vest vai preparar mais de 1 mil alunos para o Enem e vestibulares. O Programa Jovem Cientista oferece bolsas de pesquisas ao aluno com aptidão para pesquisa.

Viagem cultural 
Alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Frederico Bernardes Rabelo, em São João D’Aliança, participaram do projeto Altas Horas, foram premiados e estão de viagem marcada para São Paulo a partir de terça-feira, dia 11, a 14 de novembro. O projeto estimula a participação dos alunos em todas as atividades pedagógicas da escola. Na capital paulista eles visitarão o Museu da Física e participarão do programa televisivo Altas Horas, da Rede Globo.

Projeto Altas Horas

O projeto ocorre efetivamente de setembro a novembro. As turmas são avisadas de que estão sendo avaliadas no começo do ano letivo. Os professores se reúnem com a coordenação da escola para selecionar os alunos para a viagem. A direção da unidade escolar entra em contato com o Museu da Física e a produção do programa Altas Horas para que sejam tratados os detalhes da viagem.

A direção do Colégio Estadual Frederico Bernardes Rabelo destaca que o objetivo do projeto Altas Horas é aguçar a curiosidade dos alunos a respeito das diferentes culturas existentes no País. Além de trabalhar a parte pedagógica o projeto aborda também a cidadania através do respeito ao próximo (cultura, vegetação, costumes, valores, vestimentas e religião).

No ano passado, segundo a vice-diretora Kelen Renata, “o projeto foi um sucesso, pois conseguimos motivar os alunos a se interessarem mais pelas aulas e se mostrarem mais participativos e integrados nas atividades desenvolvidas na escola e por esse motivo o corpo docente da escola optou por desenvolver o projeto novamente em 2014”.

Programa Jovens Embaixadores

Programa Jovens Embaixadores selecionou oito estudantes da Rede Pública do Estado de Goiás para um intercâmbio nos Estados Unidos, com duração de três semanas, no mês de janeiro. A iniciativa é da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil com as secretarias de educação estaduais. O objetivo é valorizar e promover o fortalecimento da educação pública por meio do protagonismo desses jovens, que se destacam na vida acadêmica e também em ações solidárias junto a suas comunidades.

Programa Goiás Vest
Programa Goiás Vest, que no início do ano foi reestruturado para atender cerca de 800 estudantes concluintes do Ensino Médio nos polos de Goiânia, Trindade e Aparecida de Goiás, foi ampliado neste semestre letivo para municípios de outras regiões do Estado. A partir da solicitação e da disponibilização de professores e infraestrutura por parte das regionais, a Secretaria da Educação (Seduc) levou o programa, também, às regionais de Posse, Piranhas, Rubiataba e Águas Lindas. Com isso, outros 450 estudantes passam a receber aulas extras de Língua Portuguesa e Matemática na preparação para o Enem e vestibulares.

Programa Jovem Cientista

Estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual com aptidão para pesquisa ainda podem se inscrever no Prêmio Jovem Cientista. Em sua 28ª edição, o prêmio é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que já se tornou referência na educação brasileira. Além dos alunos, professores com diploma de mestrado ou doutorado e universitários também podem concorrer em uma das quatro categorias do prêmio, que este ano elegeu como tema: Segurança Alimentar e Nutricional. As inscrições estarão abertas até o dia 19 de dezembro. Os detalhes do regulamento podem ser conferidos no site do Prêmio Jovem Cientista.

Os classificados do Ensino Médio ganharão computadores portáteis (MacBook Pro) de 13 polegadas e bolsas de iniciação científica. Professores orientadores de estudos e pesquisas e as respectivas escolas também serão reconhecidos com prêmios especiais.

Mais informações: (62) 3201-3020

Goiás Agora