INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
"Portal da Educação Integral" reúne informações e notícias para escolas que adotaram a educação em tempo integral.
Educação

A educação integral já foi adotada por mais de 60 mil escolas e já beneficia oito milhões de alunos da rede pública de ensino em todo o país. E para aprimorar o atendimento dessas escolas foi criado na internet o "Portal da Educação Integral", uma página que reúne informações e notícias sobre o tema, permite o acesso rápido ao Programa de Assistência Financeira às Escolas Públicas da Educação Básica e também oferece espaço para conferências na rede mundial de computadores. 

Há dois anos, a Escola Classe 19 de Taguatinga, no Distrito Federal, oferece educação integral para alunos do primeiro ao quinto ano. São diversas atividades ao longo de dia: teatro, dança, informática e leitura são algumas delas. O estudante Victor Hugo de Oliveira, de 10 anos, participa de tudo e já percebe a diferença de ficar mais tempo na escola: "Quando eu saía da escola, eu ficava em casa e ajudava minha mãe a limpar as coisas, etc. E agora eu fico o dia inteiro estudando, fico aprendendo mais". 

A professora Vagna Santos, que também preside o Conselho Escolar, afirma que a maioria das crianças não tinha onde ficar ou o que fazer no contraturno das aulas. Segundo ela, o período integral foi uma solução para as famílias: "As mães ficavam muito angustiadas porque não tinham com quem deixar os filhos e a nossa escola foi um presente para eles".  Durante 10 horas corridas de atividades, os alunos recebem quatro refeições. Renata Rambo, encarregada da merenda escolar, explica que o cardápio é variado. Atualmente, cerca de oito milhões de estudantes cursam o ensino integral pela rede pública em todo o país, de acordo com o Ministério da Educação. Agora as experiências de mais de 60 mil escolas que fazem parte do Programa Mais Educação podem ser compartilhadas no novo "Portal da Educação Integral" na internet. A diretora da escola de Taguatinga, Thaís Andrade Macedo, já tem o hábito de navegar pelo site: "A gente consegue acompanhar as experiências de outras escolas, nos traz uma base acadêmica mesmo muito interessante, e a gente vai acompanhando o processo da educação integral em outras instâncias. É muito interessante". 

Além de notícias e espaços para conferências, o portaleducacaointegral.mec.gov.br também tem uma área interativa de assistência financeira que orienta os gestores na aplicação do dinheiro repassado para as escolas.

 

A voz do Brasil 25/09