
Dados mostra que nesses últimos anos o número de acidentes fatais no município de Rialma tem aumentado. São quase dez mortes em acidentes de trânsito ao ano.
Com essa preocupação a Prefeitura Municipal de Rialma através do Programa Vigilância e Saúde, escolas do município, realizaram uma grande caminhada (25/09) por várias ruas da cidade.
Na ação foi pedido através de inúmeros cartazes e faixas a responsabilidade no trânsito por todos.
Ao motorista de carro que; sinalize antecipadamente toda a manobra (mudança de faixa, conversão, entrada e saída) para evitar acidentes;
Respeitar o semáforo. É simples evita multa e acidentes;
Dar preferência ao pedestre na faixa de travessia; Nunca parar sobre a faixa; Respeitar as vagas especiais destinadas a idosos e deficientes.
Ao Motorista de ônibus que; Respeite o limite de velocidade e mantenha-se na faixa reservada para coletivos; Ficar atento ao pedestre e demais veículos ao sair com o ônibus.
Motociclista que; Use capacete, respeite o limite de velocidade e não faça ultrapassagem proibida ou perigosa. Dê seta ao mudar de faixa mesmo dentro do perímetro urbano; Em trânsito lento ou parado, evite ficar entre as filas.
Motorista de Caminhão que; Mantenha distância de segurança do veículo da frente; Dê seta com antecedência para mudar de faixa e fazer conversão; Respeite os veículos menores e não faça manobras bruscas.
Ciclista que; Evite trafegar perto de ônibus e caminhões; Disputar espaço com veículos e pedalar onde não possa ser visto. Usar equipamentos de segurança obrigatórios; Não ande em sentido contrário ao fluxo do tráfego.
Pedestre que; Atravesse a via sempre na faixa de pedestre ou passarela; Nas situações onde não houver faixas, procurar um lugar de boa visão e possa ser visto pelos motoristas; Respeitar a vez do motorista; Nunca cruzar a rua se o sinal estiver aberto para veículos.
É Importante que todos os motoristas respeitem os limites de velocidade e as normas do trânsito; Ultrapassar somente pela esquerda e em segurança; respeitar as faixas de ultrapassagem; manter uma distância do veículo da frente; não dirigir se estiver com sono ou tiver ingerido bebida alcoólica e não usar o celular enquanto estiver dirigindo.
A ação foi finalizada na Praça da Pedra, frente a Assembleia de Deus. Onde a Secretária de Saúde e de Obras montaram um cartaz vivo. (Colocação de veículos acidentados pela própria população e colocação de cruzes na quantidade dos acidentados na cidade nos últimos anos).
Todos que passam pelo local com certeza refletem sobre o assunto. De não exceder na velocidade e também preservar a vida.