
O Procon implementou uma nova plataforma para atendimento on-line das demandas dos consumidores, o chamado Procon Virtual, que facilita o contato entre consumidor e fornecedor. Este atendimento não presencial consistirá em uma análise do Procon em relação às demandas apresentadas pelos consumidores, após tentativas de solução junto ao fornecedor. Por meio dele, será possível fazer reclamações, consultas, pedidos de orientações, denúncias anônimas ou identificadas, tudo pela internet. O atendimento pode ser registrado por meio do sítio eletrônico, no horário em que o consumidor desejar, evitando trânsito, fila e de forma mais cômoda, como se fosse atendimento presencial.
Confira o passo a passo para acessar o Procon Virtual:
1 – Acesse o site do Procon e faça o seu cadastro como consumidor, preenchendo os campos obrigatórios, como identificação e confirmação de senha.
2 – O consumidor deve aderir aos termos de uso, aceitando as condições para fazer o cadastro e registrar a reclamação.
3 – As demandas do consumidor devem conter a identificação do fornecedor, descrição dos fatos, pedido ou resultado esperado.
4 – Antes de registrar a demanda, o consumidor visualizará uma tela com informações sobre os dados e documentos necessários para formalizar a reclamação para cada assunto, que deverão ser digitalizados e anexados, até um total de cinco arquivos com tamanho máximo de cinco megabytes cada.
5 – A reclamação será analisada por técnicos do Procon Goiás, antes de ser efetivamente encaminhada às empresas, a fim de evitar abusos ou reclamações sem fundamentação.
6 – A reclamação será enviada ao fornecedor, que terá até 10 dias corridos para apresentar resposta diretamente ao consumidor.
7 – Após o recebimento da resposta, o consumidor poderá baixar o atendimento como: “acordo aceito”, “acordo não aceito”, “sem proposta de acordo” ou “descumprimento do acordo”.
8 – Caso não haja resposta, ou o consumidor não concorde com ela ou não aceite o acordo proposto pelo fornecedor, poderá se manifestar através do campo “resposta do consumidor”, que será novamente analisada pelo Procon Goiás.
9 – Se houver infração aos direitos do consumidor, ele receberá o Termo de Abertura da Reclamação para assinatura do processo administrativo instaurado, assim como já acontece no atendimento presencial.
Mais informações: (62) 3201-7134
- Goiás Agora