
Câmara Municipal de Ceres realiza a 2ª Sessão Ordinária do mês de maio de 2025
Na última terça-feira (14), foi realizada a 2ª Sessão Ordinária do mês de maio de 2025. Na oportunidade foram votadas e aprovadas as seguintes matérias:
Moção de Pesar pelo falecimento da Senhora Silma Aparecida de Souza Martins.
Moção de Pesar pelo falecimento da Senhora Iolanda Fernandes Carvalho da Anunciação.
Moção de Pesar pelo falecimento do Senhor Humberto Borges da Silva.
Moção de Agradecimento à Senhora Iranice Honoria de Souza.
Aprovado em Segunda Votação o Projeto De Lei Nº. 008/2025 de autoria do Poder Executivo que “Altera os artigos 3º e 4º da Lei nº 2;182/2023 e dá outras providências.”
REQUERIMENTOS
Nº. 095/2025: De autoria dos vereadores Norvandi Angelo da Silva, Maurício Pereira Mendes que, requerem ao Poder Executivo Municipal e à Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), a instalação de um redutor de velocidade (quebra-molas) na Avenida Brasil no setor central, próximo à loja de rodas e pneus Macarrão. Justificativa: Pela necessidade urgente de garantir a segurança de pedestres, motoristas e comerciantes da região, diante do elevado fluxo de veículos e da recorrente imprudência no trânsito local, especialmente em horários de pico. A ausência de redutores de velocidade tem causado preocupação generalizada entre moradores e frequentadores do comércio daquela localidade.
Nº. 096/2025: De autoria do vereador Norvandi Angelo da Silva que, requer ao Chefe do Poder Executivo Municipal, por meio da Secretaria de Infraestrutura, para que seja elaborado e executado um cronograma regular para lançamento de água na estrada rural que dá saída da comunidade do Sapé, a partir de 2 km acima do ponto de referência local, no sentido principal da via. Justificativa: A presente solicitação decorre de constantes reclamações dos moradores das imediações, que estão sendo prejudicados pela excessiva quantidade de poeira levantada pelos veículos em circulação. A poeira está invadindo as residências, afetando a saúde dos moradores, especialmente crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios.
Nº. 097/2025: De autoria do vereador Reginaldo Liberato de Azevedo que, requer ao Chefe do Poder Executivo Municipal, à Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), e à Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, para a realização de um estudo de viabilidade, com levantamento de informações e estimativa de custos, para a instalação de câmeras de monitoramento de segurança em pontos estratégicos da cidade, incluindo semáforos, entradas e saídas da cidade, vias rápidas, proximidades das Escolas e áreas com maior incidência de acidentes, visando garantir uma maior segurança à população. Justificativa: A proposta busca atender a uma demanda crescente da população, preocupada com a segurança e a organização do trânsito. A instalação de câmeras de monitoramento contribuirá significativamente para a melhoria da mobilidade urbana e a redução de infrações. Além disso, o monitoramento eletrônico é uma ferramenta eficaz para prevenção de crimes, identificação de ocorrências em tempo real e apoio às ações das forças de segurança, promovendo mais segurança e bem-estar à população.
Nº. 098/2025: De autoria do vereador Zener de Oliveira Azevedo que, requer ao Chefe do Poder Executivo e a Secretaria de Educação, que seja realizada a limpeza e manutenção dos aparelhos de ar-condicionado da Escola Municipal Valdete Cândida. Justificativa: A ausência de manutenção periódica compromete o desempenho dos aparelhos, afeta a qualidade do ar nas salas de aula e representa risco à saúde dos estudantes, professores e demais funcionários, podendo agravar casos de alergias e doenças respiratórias. Além disso, a ação é preventiva e se alinha às boas práticas de conservação do patrimônio público e ao zelo com o ambiente escolar, garantindo condições adequadas de conforto térmico e salubridade.
Nº. 099/2025: De autoria do vereador Glicério de Moraes Mendes Júnior que, requer ao Poder Executivo e à Secretaria de Obras a reforma da Ponte que liga a Avenida Bernardo Sayão ao Setor Jardim Suíço. Justificativa: A referida ponte é um importante elo de ligação entre o centro e todos os setores que estão do outro lado do Córrego da Água Limpa, por isso recebe um fluxo intenso de pessoas e veículos. A referida ponte precisa do alargamento da faixa de rodagem para permitir o fluxo de veículos em sentidos contrários simultaneamente e melhorias na área de trânsito de pedestres para dar mais segurança e agilidade aos transeuntes.
Nº. 100/2025: De autoria do vereador Maurício Pereira Mendes que, requer ao Chefe do Poder Executivo Municipal e à Superintendência Municipal de Transito a implantação de sinalização horizontal e vertical na Rua 43, esquina com a Rua 43-A, localizada no Setor Nova Vila, nas proximidades do viveiro e da UBS do Vila Nova. Justificativa: A esquina da Rua 43 com a Rua 43-A, no Setor Nova Vila, está sem sinalização, o que tem causado confusão no trânsito e risco de acidentes.
Nº. 101/2025: De autoria do vereador Lucas Rodrigues de Melo, Zener de Oliveira Azevedo que, requerem ao Chefe do Poder Executivo, à Secretária de Meio Ambiente e à Secretária Municipal de Infraestrutura, a implementação de medidas para a instalação de containers de lixo nas ruas de acesso às comunidades rurais de Ceres. Justificativa: A ausência de locais adequados para o descarte de resíduos sólidos tem gerado diversos problemas para os moradores da zona rural, incluindo: · Acúmulo de lixo em terrenos baldios, margens de estradas e áreas de preservação, causando poluição visual e ambiental; A decomposição inadequada de resíduos contamina o solo e a água, prejudicando o meio ambiente e a qualidade de vida das comunidades rurais; Dificuldade de coleta, a dispersão do lixo dificulta e onera a coleta por parte dos serviços municipais, tornando o processo ineficiente; A instalação de containers em pontos estratégicos nas ruas de acesso ao meio rural facilitará o descarte correto e consequentemente a coleta.
Ver. GLICÉRIO DE MORAES M. JÚNIOR - Presidente