
A Prefeitura Municipal de Ceres por Meio da Secretaria Municipal de Saúde abre espaço junto a comunidade a realização da 6ª Conferência Municipal de Saúde e a 5ª Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Espaços fundamentais para o fortalecimento da democracia e do Sistema Único de Saúde (SUS). Com o tema central " Participação popular no controle do SUS". Esses eventos convidam toda a população a contribuir com propostas e ideias que ajudem a construir uma saúde pública em Ceres, mais justa, acessível e eficiente.
É por meio da escuta da comunidade que se pode ampliar e qualificar o acesso à atenção primaria, garantindo um atendimento mais próximo e resolutivo. Também é essencial fortalecer a vigilância em saúde, investindo no monitoramento e na prevenção de doenças, para proteger a população antes mesmo do surgimento de agravos.
Outro ponto importante é a atenção especializada que precisa ser mais humana, ágil e acessível. Para isso é necessário discutir o financiamento da saúde pública, buscando soluções viáveis e sustentáveis que envolvam o controle social ou seja, a fiscalização e participação ativa da sociedade.
Outro tema esperado é que deverá ser discutido é a saúde mental e o bem-estar da população com políticas públicas locais que acolham, cuidem e promovam qualidade de vida.
A participação de cada cidadão é essencial. Afinal, ninguém melhor do que a própria comunidade para apontar os caminhos que devem ser seguidos.
Na abertura da conferência fizeram uso da palavra, o Prefeito Edmario de Castro Barbosa, a Secretaria Municipal de Saúde Doraci Maria Trindade, Presidente di Conselho Rosemberg Alves Ramos, Presidente da associação de Bairros Jardim Petrópolis Sra. Silvanete, Representando a Câmara Municipal o Vereador Norvandi Ângelo, Representando os Trabalhadores e Trabalhadoras Sra. Nubia.
Amanhã no auditório da UniEvangélica.
Matéria e Video: Ferdinando Ricardo.