
IF Campus Ceres comemora três décadas de existência
Há 30 anos era inaugurada a Escola Agrotécnica Federal de Ceres (EAFCe), uma marca da proeminência da cidade de Ceres – surgida como colônia agrícola nacional na década de 1940 – no centro-norte de Goiás. A Instituição teve sua construção autorizada em 1988 e, no meio do caminho, paralisações, denúncias e a mão de gente interessada, que culminou na conclusão da escola em 1994, quando vieram seus primeiros servidores, e início das aulas em 6 de março do ano seguinte.
Transformada em Campus Ceres no ano de 2008, após a reformulação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a ex-EAFCe passou a ter autonomia, como integrante do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), para oferta de cursos superiores e de pós-graduação. Não tardou a vir: em 2009 foi aberta a primeira graduação do agora Campus Ceres, a Licenciatura em Ciências Biológicas. Seis anos mais tarde, em 2015, foi a vez do primeiro curso de mestrado, em Irrigação no Cerrado. E, apenas dois anos depois, a primeira especialização, em Ensino de Ciências da Natureza e Educação Matemática.
Celebrando toda essa história, o Campus Ceres promoveu, na noite de 28 de março, uma solenidade para estudantes, servidores e autoridades. O evento foi realizado em duas etapas: primeiro, uma mesa composta pelos dirigentes e políticos convidados teve oportunidade da fala e homenageou os servidores que, assim como a Instituição, fizeram 30 anos de Casa. Muita gente e muitas histórias, envolvendo quem viu a transformação da unidade ao longo de todo este tempo.
Pauta e foto: Comunic. do IF.