INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Campus Ceres inaugura fábrica para produção de bioinsumos
Agricultura

Campus Ceres inaugura fábrica para produção de bioinsumos

Iniciativa ajuda a baratear a produção agrícola, além de evitar a contaminação do meio ambiente

 

Na última sexta-feira, 28 de março, o Campus Ceres do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) inaugurou a biofábrica da sua Unidade de Transferência Tecnológica vinculada ao Centro de Excelência em Bioinsumos (Cebio). O evento teve a presença de autoridades da área no estado de Goiás e incluiu uma demonstração do funcionamento das instalações.

A biofábrica inaugurada tem como foco a produção de inoculantes, que são produtos biológicos à base de bactérias que auxiliam no crescimento das plantas, em sua produtividade e também na proteção contra doenças. As atividades da biofábrica envolvem diretamente estudantes de cursos como Agronomia, Agropecuária, Meio Ambiente, Irrigação no Cerrado e Química, poderão se capacitar e atuar no desenvolvimento de soluções.

A professora Priscila Selari, coordenadora da Unidade de Transferência Tecnológica (UTT) do Campus, afirma que o uso dos bioinsumos reduz a agressão ao meio ambiente e também auxilia no bolso do produtor: “Com uso das bactérias, temos redução de agrotóxicos, de inseticidas, de pesticidas nas lavouras, o que também é economia para o bolso do produtor. E esses micro-organismos, como as bactérias, eles já vêm da própria natureza, então eles não contaminam o meio ambiente, são benéficos”, afirma.

Atualmente, a UTT do Campus Ceres já possui estudantes bolsistas de todos os níveis, desde o Ensino Médio Técnico até o mestrado, além de colaboradores de pós-doutorado. Com a biofábrica, a expectativa é ampliar o número de envolvidos. “Através da biofábrica, iremos melhorar a nossa produção, pois conseguiremos ter entregas em larga escala”, afirma Selari.

O que é o Cebio – Criado a partir de um convênio para pesquisa, desenvolvimento e inovação junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), em 2021, o Cebio tem por objetivo atender a demanda por conhecimento de insumos biológicos em nosso estado. Espalhado por todo o estado de Goiás, o Centro busca, a partir da pesquisa, desenvolver soluções relacionadas a bioinsumos e colaborar em sua difusão ao pequeno, médio e grande produtor.

O Campus Ceres, desde março de 2022, integra o Cebio, por meio da UTT, que está instalada no prédio do Centro Integrado de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Cippi). Como UTT, sua principal função é disseminar os conhecimentos e a tecnologia em bioinsumos, adapdando as recomendações tecnológicas para uso dos agricultores, técnicos e empresas locais. 

COMUNICAÇÃO SOCIAL Campus Ceres

#bioinsumos #goias #brasil #campusceres #IFgoiano #