
Sindicato dos Trabalhadores (as) Agricultores (as) Familiares de Ceres, Base Ceres, Ipiranga de Goiás, Rialma, Rianápolis e Santa Isabel reúne representantes do meio rural e urbano para conhecer novas políticas do “Território” e mais uma vez, tentar edificar ações que fortaleça e dê condições de trabalho ao homem do campo.
Nesta quinta feira (13), O Sindicato dos Trabalhadores (as) Agricultores (as) Familiares de Ceres juntamente com o apoio da Prefeitura Municipal de Ceres realizaram um importante encontro entre a representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar com prefeitos, agentes da EMATER, Secretários da Agricultura da região para apresentar novas ações que beneficiarão os município em especial as famílias que vivem do campo com a intensão de ajuda-las a aumentar suas produções e distribuir com qualidade na área urbana com baixo custo.
Um dia cheio de ações no Sindicato dos trabalhadores que, ofereceu oportunidade de todos apresentarem suas demandas e conhecer o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), Dicas e formas de acesso ao crédito, a transição agroecológica, a importância do cooperativismo, oportunidades para o jovem rural, mulheres rural entre outras.
Na oportunidade foi relembrado com tristeza ações desenvolvidas na região por meio do “Território” com sucesso e após suas implantações em cidades circunvizinhas, pereceram pela falta de comprometimento, responsabilidade e corrupção local sem punição. Duas indústrias de polpa uma na cidade de Jaraguá e uma na cidade de São Patrício.
Foi apresentado que o Governo Federal busca novamente a retomada do “Território” com unidades de planejamento voltadas para a promoção do crescimento econômico e do desenvolvimento social do Vale do São Patrício.
O Presidente do Sindicato Donizete Antônio Pereira abordou que a única Cooperativa que sobreviveu ao longo dos anos foi a da cidade de Ceres e que todos tem lutado muito para dar continuidade e apoio aos agricultores da região. Abordou ser mais uma excelente opção para os municípios voltarem a sonhar em melhorar ainda mais a vida dos agricultores (as) que vivem da agricultura. Enfatizou ser importante a homologação do Território do Vale do São Patrício.
O Prefeito de Ceres Edmário Barbosa de Castro, afirmou que Ceres é parceira do desenvolvimento da região em todos os aspectos, tanto no Governo Federal como o Governo Estadual. Abordou a importância da parceria em trazer benefícios a todos da zona rural até a chegada do alimento de qualidade na mesa da comunidade. Abordou diversos planos do Governo Federal destinados aos municípios e, a importância de estarem organizados para buscar proveito e benefícios para a suas comunidades. (...) – “ O Governo Municipal e o Sindicato do Trabalhadores e agricultores familiares de Ceres sempre caminharam de mãos dadas na busca de trazer uma melhor qualidade de vida para o homem do campo e melhoria dos alimentos da população ceresina e isso sempre vai existir”. Aborda Edmário.
Outras autoridades deram sua contribuição nessa homologação, o Presidente da FETAEG Sr. Orlando Luiz, Vice-Prefeito de Ceres, Marcos Antônio, da Agrodefesa Paulo César, Coordenador da EMATER de Ceres Diego Alves, Chefia da Divisão de Articulação e Representando o Ministério do Desenvolvimento Agrário, Rodrigo de Souza entre outros.
#sindicato #sindicatodostrabalhadoresagricultoresfamiliaresdeceres #ceres #agricultura #governofederal #governoestadual #goias #brasil #agriculturafamiliar