
A Unidade Prisional de Ceres, pertencente a 7ª Regional Prisional Norte da SAPeJUS, está realizando um amplo trabalho de reforma do muro do Cemitério de Ceres e restauração de ruas da cidade com o auxílio do Conselho da Comunidade, Judiciário, Ministério Público e Prefeitura de Ceres.
Está sendo realizado melhorias no muro do Cemitério de Ceres, bem como alguns pequenos reparos com o apoio da Unidade Prisional de Ceres. O Muro já se encontravam bem degradados pelo tempo. Juntamente com este trabalho, outro grupo de detentos também realizam outras atividades restaurando algumas ruas da cidade (troca ou instalação de bloquetes). Além de contribuir com sua ressocialização, redução de pena, os presos também recebem um valor por seus serviços; parte é entregue e outra parte fica depositado em uma conta, para receber no período de soltura.
Nessa ação o mais importante é que os detentos se ocupem trabalhando, com o dinheiro ajudam suas famílias, têm um trabalho terapêutico e ao mesmo tempo pedagógico. Visto que muitos estão aprendendo um oficio, construção civil.
Segundo o Diretor da Unidade Prisional de Ceres, Guilherme Vieira, que juntamente com o poder público e jurídico oferecer oficinas de trabalho, educação formal e profissionalizante, devolver um cidadão efetivamente recuperado para a sociedade.
A Unidade Prisional de Ceres tem hoje cerca de 90 presos aproximadamente, sendo que 90% dos presos condenados estão inseridos em alguma atividade de trabalho ou de estudo.