
Rianápolis finaliza vacinação contra Raiva na Zona Rural
Na cidade de Rianápolis, a raiva em animais domésticos está controlada mas, isso não isenta a vacinação anual que, além de obrigatória por lei é um fator de relevância para garantir a saúde dos animais e a proteção do cidadão, caso seja mordido por algum animal.
O Estado oferece ao município de Rianápolis vacina contra a raiva para cães e gatos mas exige do criador cuidados no que se refere ao controle da vacinação contra a raiva do seu animal. A vacina tem a validade de um ano e, isso garante a saúde de todos.
Essa semana os trabalhos foram direcionados na zona rural do município. Com a participação de vários agentes de endemias e profissionais da saúde na área rural e urbana. Andreia Costa Leite, Breno Ricardo de Sousa, Danyela Peixoto Magalhães, Diogo Tavares Machado; Kleber de Araújo milagre; José Wilson e Carlos.
Segundo a Coordenadora Lucivania Alves de Souza, a ação é executada com profissionais habilitados e com muita experiencia. Os animais devem ser sempre conduzidos por pessoas com idade que tenha manejo com o animal; Os animais bravos e mordedores, de qualquer espécie, devem estar com focinheira apropriada, evitando possíveis incidentes; Sempre que possível, fazer o transporte de felinos em caixas apropriadas e com segurança.
Lucivânia lembra que caso alguém sofra algum acidente por mordedura e ou arranhadura de cães e gatos a pessoa deve lavar o ferimento com água e sabão e procurar a OBS Marina Ramos para uma correta orientação médica. Ainda se o animal for conhecido, observa-lo por no mínimo dez dias.