INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Ônibus de Viagem serão monitorados pela ANTT
Fiscalização

Um sistema de monitoramento do transporte interestadual e internacional está sendo pensado pela ANTT, a Agência Nacional de Transportes Terrestres. A ideia é aumentar a fiscalização e a qualidade dos serviços de viagens de ônibus. Para isso, uma consulta pública está aberta até o dia 30 de setembro para receber sugestões dos setores de tecnológica, de transporte e também do cidadão.

A ideia é que todos os ônibus interestaduais de turismo ou semiurbanos, aqueles que circulam em áreas urbanas e rurais de uma mesma cidade, tenham uma espécie de radar. Esse radar vai informar à ANTT dados como horários de chegada e saída, rota e velocidade média de cada viagem. Informações de quantos bilhetes foram vendidos por cada trecho e embarque de passageiros também deverão ser fornecidas pelas empresas à agência. O gerente de Transporte Fretado e de Acompanhamento Econômico da ANTT, Alexandre Oliveira, explica como o sistema vai melhorar o trabalho de fiscalização: "Atualmente a ANTT recebe as informações das empresas sobre a demanda do serviço somente três meses depois sua ocorrência. Com o sistema a gente vai receber isso mais tempestivamente, podendo atuar de uma forma mais rápida. Também com esse monitoramento nós vamos conhecer realmente as empresas que estão prestando serviço e, assim, direcionar toda a nossa fiscalização para coibir o transporte clandestino". 

As empresas que já possuem o controle interno de velocidade também vão implantar o sistema de transmissão de dados para a ANTT. Para saber como isso será feito, uma consulta pública está aberta para que todos os setores da sociedade possam se posicionar. Depois que o sistema for implantado, os dados vão ser partilhados com a população por meio de aplicativos de smartphones que informem, por exemplo, a previsão de chegada de cada veículo. Também vai ficar mais fácil para os terminais rodoviários instalarem telões com informes de viagens, da mesma maneira que é feito nos aeroportos. Na rodoviária interestadual de Brasília, os passageiros se interessaram pela possibilidade de acompanhar os ônibus pela internet. A professora aposentada Luciane Moraes estava acompanhando a filha que ia viajar para Goiás. Para ela, a informação é sinônimo de segurança. O sistema de monitoramento deve ser implantado em 2016. Para participar da consulta pública basta acessar a página da ANTT na internet, em www.antt.gov.br, ou ligar para a ouvidoria da agência, no 166. 

 

A voz do Brasil 09/09