INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Crise em escola de Rianápolis
Educação

Crise em escola de Rianápolis

Na manhã do dia 04 de janeiro, muitas famílias de professores e alunos foram surpreendidas com o fechamento de quatro turmas do Ensino Fundamental no CEPI Gricon e Silva.

Uma escola de tempo integral considerada referência nos resultados e ensino que, de uma só vez, dispensou sete professores e fechou as turmas de 6º ao 9º ano.

Os professores demitidos ficaram surpresos pelo fato que, no ano de 2023 estava tudo certo para a abertura de mais uma turma, da série do 6º ano, e sem explicações, receberam a notícia do fechamento de turmas.

Alguns professores estavam viajando, aproveitando o recesso de final de ano, na expectativa que retornariam para trabalhar a partir do dia 15 de janeiro. Não havia nenhum sinal de que haveria toda essa crise, essa demissão em massa. Os professores pensavam que precisaria de mais contratação para suprir a demanda da nova turma que abriria.

A nova turma a ser aberta no ano de 2024 foi aprovada em votação por toda a equipe pedagógica, estando presentes a diretora, coordenadores e professores. Com mais de 90% dos votos sendo aprovada para a abertura do 6º ano.

Os pais e responsáveis dos alunos também ficaram confusos. Os novos alunos do Ensino Fundamental estavam ansiosos para começar os estudos no CEPI e começaram a receber notícias não oficiais que houve o fechamento de 6º, 7º, 8º e 9º ano.

Muitos pais se perguntam os motivos de haver o fechamento dessas turmas sendo que o CEPI possui uma estrutura física muito ampla e profissionais capacitados.

O Jornal Folha de Ceres, esteve na Coordenação Regional de Educação em Ceres com o Coordenador Marcos Alves Ribeiro que explicou o por quê da dispensa dos professores na escola. (...) – Isso que aconteceu é o cumprimento da Legislação Federal, que conhecemos como reordenamento. Voltada a espaço/aluno em cada unidade escolar” (...) “ em 2023, nós traçamos para Rianápolis duas modalidades dentro do Colégio Gricon, ensino fundamental e ensino médio e, no ensino fundamental não conseguimos atingir o número de alunos matriculados suficiente para o número mínimo de vagas a serem ocupadas. Para entender, todas salas comportam 35 alunos, tínhamos em serie sala com seis alunos. O Estado não tem como fazer funcionar salas com menos da capacidade. Se houvesse numero de alunos nas salas a unidade não deixaria de funcionar” (...) “ onde não alcança o número de vagas, temos que remanejar para outra escola. Ninguém vai ficar sem vaga. Todos terão vagas garantidas, só que em outra unidade. No caso de Rianápolis, os alunos provavelmente irão para o Colégio Cônego José Trindade” (...) “ todos professores que não foram aproveitados, são de contrato temporário. Quando ingressam nas escolas, sabem que terão um início e um término e o término podendo acontecer a qualquer momento”. Abordou o Coordenador Marcos Alves. 

O reajuste está sendo realizado em todo o estado e nos próximos dias haverá uma reunião planejada pelo Colégio Gricon e Silva com todos os profissionais, pais e alunos para proporcionar maiores detalhes sobre o reajustamento.

Matéria: Ferdinando Ricardo