INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Frutas cultivadas sem prejudicar o meio ambiente serão certificadas por selo Produção Integrada, reconhecido pelo Inmetro
Agricultura

Imagine cultivar frutas que oferecem alimentos de qualidade sem prejudicar o meio ambiente. É o Sistema de Produção Integrada. 

A produção integrada é um processo de certificação em que o produtor rural deve seguir um conjunto de regras técnicas que são analisadas nas propriedades rurais por certificadoras reconhecidas pelo Inmetro. Atualmente, no Brasil, 18 frutas possuem normas de produção integrada, além da batata e do café. Os alimentos podem ser certificados se o produtor seguir todas as etapas do chamado Sistema de Produção Integrada de forma correta. Entre os benefícios estão a possibilidade da diminuição do uso de agrotóxicos e o aumento da produção. É o que explica a coordenadora de Produção Integrada da Cadeia Agrícola do Ministério da Agricultura, Rosilene Ferreira Souto:"O Sistema de Produção Integrado é um sistema que ele utiliza basicamente as boas práticas agrícolas, e com esse sistema de produção o produtor consegue ter um gerenciamento muito bom da propriedade, ele consegue racionalizar diversos insumos como fertilizantes, água, diminuição de aplicação de agrotóxico nos alimentos. Ele observa o período de carência e ele só aplica na hora que realmente precisa porque ele faz o monitoramento das pragas que têm na lavoura. Então ele tem uma segurança de aplicar a dose ideal no momento adequado". 

Para o presidente da Associação dos Produtores de Morango Integrados de São Paulo, Osvaldo Maziero, o sistema traz segurança para os produtores e consumidores: "A gente aqui usa tudo com receituário agronômico, trabalha bastante com a orientação técnica de agrônomo, que a gente tem que ter um responsável técnico, e tudo isso é em benefício da cultura. Tem mais segurança para o produtor, mais segurança para o consumidor e profissionaliza mais a gente, né?". Produtores, sejam pequenos, médios ou grandes, podem se certificar para o processo de capacitação. Eles precisam apenas seguir as normas estabelecidas para cada produto e arcar com os custos da empresa certificadora.

 

A voz do Brasil 25/08