
A Prefeitura Municipal de Rialma por meio da Secretaria de Agricultura Meio Ambiente e também o Instituto Vida, que vem desenvolvendo reuniões e audiências nas cidades do Vale do São Patrício, desenvolveu nesta quarta-feira (20/08) sua 2ª Audiência pública para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico. Após fazer uma triagem dos principais problemas do município de Rialma reuniram várias autoridades e população interessadas no salão da educação para discutir o tema.
Os temas discutidos foram os de maiores impactos ambientais; responsabilidades; educação ambiental; coleta seletiva; logística reversa; Impactos ambientais pela falta de tratamento dos afluentes; Necessidade de atualizar o código de postura no município; fiscalizar as empresas poluidoras no município; contaminação de distribuição de resíduos nos afluentes contaminando-os e trazendo prejuízo para com o município, com um alto e rápido índice de contaminações e doenças gerando despesas para o município.
Sabe-se que para será necessário de adaptações da população e adequação dos poderes públicos com veículos para coleta seletiva, reaproveitamento dos produtos;, mudança de hábitos de toda a população, bueiros inteligentes que separam o lixo sólido sem o aparato de limpeza; adaptar a cultura de limpeza em todos os lugares; criação de cooperativas de catadores do resíduo reciclado; criação de um aterro; coleta seletiva, galpão de triagem.
Tudo em benefício da comunidade. Este custo deverá ser diminuído com a participação de todos. E assim finalizar com os lixões.