
A Secretaria da Indústria e Comércio (SIC) está promovendo nesta terça-feira, dia 26, em Quirinópolis, o Fórum de Desenvolvimento Integrado (FDI) do Setor Sucroalcooleiro, uma ação do Governo do Estado para apoiar e promover o desenvolvimento econômico com a utilização de energias renováveis.
O FDI Sucroalcooleiro é coordenado pelo secretário da Indústria e Comércio, Alexandre Baldy. Segundo ele, o evento é uma oportunidade para debater o atual panorama energético brasileiro e a necessidade de utilização de fontes alternativas e renováveis, e, ainda, de identificar e mapear as vocações da região para o setor, definindo as ações estratégicas para desenvolvimento da indústria sucroalcooleira em Goiás.
A Região Sudoeste goiana destaca-se como um dos principais polos brasileiros do agronegócio e é considerada uma das molas propulsoras da economia goiana. O fórum vai propiciar aos técnicos, empresários e autoridades presentes a discussão sobre assuntos importantes como o aproveitamento racional de resíduos agropecuários, industriais e urbanos e os potenciais eólico e solar.
A busca por fontes alternativas de energia mostra-se como uma necessidade prioritária. Alguns segmentos oferecem opções vantajosas e econômicas para auxiliar no aumento da capacidade de geração de energia no País. Atualmente, as principais fontes de energia são a da biomassa, solar, eólica, biogás, energia do lixo (West-to-energy) e energia de pequenos aproveitamentos hidráulicos.
O Fórum de Desenvolvimento Integrado de Quirinópolis conta com a presença de empresários, profissionais das áreas de agronegócios, agroindústria, empresas de engenharia e construção, cooperativas, indústrias de transformação, empresas de geração de energia e distribuidoras, assim como lideranças governamentais, prefeitos, secretários estaduais e municipais, profissionais do meio ambiente, ciência e tecnologia, além de universidades, institutos tecnológicos, fornecedores e prestadores de serviços.