
Dica 1 : Cuidado com os faróis e acessórios
Dar a partida no carro com os faróis ligados é um grande baque à bateria. Além de fornecer energia à queima do combustível, será preciso manter as luzes acesas, sobrecarregando todo o sistema elétrico do carro.
O mesmo raciocínio pode ser aplicado aos acessórios. Itens como rádio, leitor de DVD e luzes internas do veículo devem ser desligados nos momentos de maior demanda da bateria, especialmente quando o carro está desligado.
Lembre-se de que vidros e travas elétricas, bem como os sistemas de alarme, continuam consumindo carga mesmo quando não estão sendo utilizados. É preciso redobrar a atenção com o sistema elétrico quando o carro contar com esses recursos.
Dica 2: De olhos nos terminais e no clima
Os polos da Bateria são feitos de metal, podendo sofrer desgastes com o passar do tempo. Vale a lembrança de manter sempre as proteções de plástico por cima dos terminais, conforme recomendam os fabricantes, para diminuir ao máximo o desgaste causado por fatores externos.
Até mesmo o clima da cidade em que você mora pode interferir no funcionamento da bateria do carro.
No verão, o calor intenso acelera as reações químicas que ocorrem em seu interior, podendo acelerar a descarga elétrica.
Por outro lado, no inverno, o metal que compõe os polos da bateria se retrai com o frio, tornando mais difícil a transmissão da carga e causando, novamente, descarga excessiva da carga acumulada em seu interior.
Dica 3: Substituição da bateria do carro
Em geral, a bateria do carro tem vida útil entre 2 e 3 anos. É preciso se programar para a sua substituição no prazo adequado, evitando surpresas desagradáveis e diminuindo o desgaste em outros componentes do motor, como veremos no próximo tópico.
Dica4: Evite o desgaste excessivo de outros componentes
A bateria faz parte do sistema elétrico do carro. Seu desgaste excessivo prejudica o funcionamento de todo o sistema, trazendo prejuízos que podem se tornar altos.
O alternador, por exemplo, é responsável por converter a energia mecânica, do movimento do veículo, em elétrica, armazenada na bateria. Isso acontece a partir de polias e correias, que vão precisar trabalhar mais para enviar uma mesma carga para uma bateria que está com desgaste excessivo.
Uma boa prática é verificar o desgaste tanto do alternador em si quanto das polias e correias a cada 6 meses.
Para o mecânico, a manutenção preventiva significa dinheiro no bolso. Para o motorista, significa confiança e segurança no seu dia a dia.
Venha a Ceres e faça nos uma visita e terá uma boa revisão e dicas para que seu carro esteja com bom funcionamento na Parte elétrica.
Centro Oeste baterias e Auto Elétrica.
62 98473 99 60 Maurício
62 98403 88 58 Weder
62 98531 66 24 Bigu
Rua Rui Barbosa, Quadra Industrial, Lt 73 , Setor Central - Ceres - Goiás