
Um grande banco de micro-organismos com amostras de bactérias, vírus e fungos. É o Centro de Recursos Biológicos da Embrapa, criado para ajudar no desenvolvimento de pesquisas para melhorias no campo, como a criação de novos inseticidas para o controle de pragas. A nova unidade, em Brasília, está disponível para pesquisadores de todo o país.
O Centro de Recursos Biológicos da Embrapa deve se tornar referência nacional e internacional de micro-organismos voltados para o agronegócio. São fungos, bactérias, vírus e cogumelos que podem ser usados para desenvolver produtos para melhorias no campo, como o controle de pragas. Mauro Carneiro, chefe-geral da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, explica o potencial dos micro-organismos para o setor agropecuário. "Hoje a agricultura é muito dependente de micro-organismos para a defesa. Por exemplo, você tem micro-organismo que pode substituir muitos defensivos agrícolas. Você tem micro-organismo na produção de queijos, de vinhos. Você tem micro-organismo na alimentação, por exemplo, os cogumelos, né? Então a grande importância desse centro é que vai nos permitir estocar esses materiais de uma forma ordenada e disponibilizar eventualmente esses materiais para estudos ou para a produção".
Alguns tipos de bactéria, por exemplo, são usados para desenvolver bioinseticidas e também para ajudar a planta a crescer ou se tornar mais resistente a pragas. Também são estudadas novas formas de cultivo de cogumelos, que servem tanto para a alimentação quanto para a fabricação de medicamentos. Um novo prédio da Embrapa, em Brasília, vai armazenar todos esses micro-organismos, como destaca Mauro Carneiro: "Até então, essas coleções que a gente tem, elas estão estocadas de forma, vamos dizer, aleatória em diferentes laboratórios, né? Ao construir essa infraestrutura, isso nos permitirá organizar todas essas coleções num só ambiente e em padrões já de qualidade, que nos permitirá o acredenciamento dessa estrutura junto ao Inmetro para que esses produtos que estão ali guardados, esses micro-organismos, tenham um padrão de referência internacional". Além de conservar a biodiversidade, o Centro de Recursos Biológicos da Embrapa vai ficar disponível para pesquisadores de todo o país.
A Voz do Brasil 01/08