
Secretaria Municipal de Meio ambiente lança em Rialma a "Coleta Literária"
Com uma equipe diferenciada e com condições de desenvolver ações que busque preservar o meio ambiente, A SEMMAS - Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sanenamento de Rialma, lança mais um grande projeto para diminuir o descarte de papel e livros que seria descartado e jogado no lixo, aproveiando e dando um novo fim, beneficiando e trazendo mais cultura a população que aprecia uma boa leitura.
O início: o projeto pegou forma, com a visita dos fiscais ambientais Antoniony J. Pereira e Adão Neldo Vieira ao aterro controlado do município de Rialma,(24/março/2023) onde puderam observar que havia muitos livros e cadernos jogados no lixo.
Os livros em meio a tantos lixos chamou a atenção dos fiscais que, de início, resolveram pegá-los, limpar e levar para a sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento- SEMMAS. No caminho, veio a ideia de fazer uma ação dentro do município com toda população.
O projeto foi ganhando formato quando um dos recicladores no local, foi convidado a ajuda-los, separando e doando livros de melhor qualidade para compor o acervo de livros reaproveitáveis. Estes primeiros livros recuperados, adentrou para a segunda etapa do projeto, onde ficará a disposição dos cidadãos rialmenses que, poderão pega-los como empréstimo, fazer a troca de livros, fazer doação de outros livros e ou materiais de papel que já não os servem.
O objetivo: É reciclar e resgatar a prática da antiga leitura, que está sendo perdida pelo modernismo da era tecnológica. Todos sabem que as palavras escritas no papel e lidas exigem mais atenção. Com isso, os livros, revistas estando guardados, não serão esquecidos nos cantos de algum armário e com o tempo jogados na lata de lixo.
Segundo o Secretário Municipal de Meio Ambiente Marcos, ao iniciar o foco da reciclagem desses materiais que enchem o aterro, como meta, poderá dar um novo fim ao papel, reciclar livros, cadernos, jornais, revistas novas e usadas, principalmente cadernos escolares que principalmente na troca de ano e semestre escolar tem uma grande quantidade para serem jogados fora. (...) – “ O intuito é realizar uma ação sócio ambiental na busca de resgatar a prática da leitura literária na população de nossa cidade. Os fiscais também tiveram a ideia de criar o DISK COLETA DE LIVROS, onde quem tiver materiais livros, cadernos, revistas, poderão ligar no telefone disponibilizado pelo município para coleta que será agendado com a equipe de servidores, e destinado a todos os munícipes” Aborda Marcos.
A execução do projeto será administrado por equipe de servidores designados pelo gestor responsável da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento de Rialma, coordenado pelo Prefeito Municipal Fred Vidigal.
A Prefeitura Municipal de Rialma deverá oferecer em conjunto ao Disk Coleta os veículos oficiais para o transportes dos materiais coletados intermediando entre o doador ao ponto de deposito.
A campanha inicia agora e terá inúmeras ações e explicações por meio da equipe do SEMMAS. acompanhe e participe, todos ganham.
Matéria: Ferdinando Ricardo.