INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
ANEEL divulga resultados de desempenho das distribuidoras e CHESP se destaca no senário nacional.
Cidadania

Nesta semana a ANEEL divulgou bons resultados de desempenho das distribuidoras e a CHESP se destaca no senário nacional.

A ANEEL- Agência Nacional de Energia Elétrica traz boas notícias divulgando os resultados do desempenho das distribuidoras na continuidade do fornecimento de energia elétrica em 2022 e a CHESP – Companhia Hidroelétrica do Vale do São Patrício está entre as distribuidoras que apresentou avanços e benefícios ao consumidor de energia elétrica.

Uma das boas notícias apresentadas é que no mês de abril, a tarifária irá se manter na “Bandeira Verde”. A Bandeira é mantida verde desde de abril de 2022 e a expectativa é que continue verde todo o ano de 2023.

A outra, é sobre a qualidade dos serviços de distribuição de energia elétrica alcançado em 2022. O melhor resultado da série histórica acompanhada desde 2000, conforme apontam os indicadores DEC e FEC, apurados pela ANEEL. Ambos os indicadores registraram seus menores valores em 2022, também ficando abaixo dos limites definidos pela ANEEL. Ao longo de 2022, o serviço de fornecimento de eletricidade permaneceu disponível por 99,88% do tempo, na média do Brasil. 

Os consumidores ficaram 10,93 horas em média sem energia (DEC) no ano, o que representa uma redução de 7,2% em relação a 2021, quando registrou-se 11,78 horas em média. A frequência (FEC) das interrupções se manteve em trajetória decrescente, reduzindo de 5,99 interrupções em 2021 para 5,37 interrupções em média por consumidor em 2022, o que significa uma melhora de 10,4% no período. 

O avanço observado nos últimos anos é resultado de diversas ações da ANEEL, tais como as novas regras de qualidade do fornecimento nos contratos de concessão das distribuidoras, as compensações financeiras aos consumidores, os incentivos na tarifa por meio do Componente de Qualidade, a adoção de planos de resultados para as distribuidoras que apresentavam desempenho insuficiente, as fiscalizações da Agência e a definição de limites de interrupção decrescentes para as concessionárias. Itens que a CHESP fez a diferença e se destaca na qualidade de serviços prestados a seus consumidores. 

A ANEEL avaliou todas as concessionárias do país no período de janeiro a dezembro de 2022, divididas em dois grupos: concessionárias de grande porte, com número de unidades consumidoras maior que 400 mil; e concessionárias de menor porte, com o número de unidades consumidoras menor ou igual a 400 mil. 

Das empresas de grande porte, a campeã foi a Companhia Jaguari de Energia (CPFL SANTA CRUZ, SP), seguida pela Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN, RN) em segundo e Energisa Tocantins (ETO, TO) em terceiro.

Das empresas com até 400 mil consumidores, a campeã foi a Muxfeldt Marin e Cia Ltda. (MUXENERGIA, RS), seguida por Energisa Borborema (EBO, PB) e Empresa Força e Luz João Cesa (EFLJC, SC), empatadas em segundo. As distribuidoras que mais evoluíram em 2022 foram a HIDROPAN (RS), com o avanço de 7 posições, e a CHESP (GO), que melhorou 5 posições em comparação com o ano de 2021. Uma vitória a ser comemorada pela empresa, seus colaboradores e consumidores.

Matéria: Ferdinando Ricardo

Fonte: ANEEL.