
Os Correios inauguraram na última semana, em Brasília, a primeira agência conceito. Uma das novidades é um serviço de postagem e retirada de encomendas por meio de terminais de autoatendimento. A ideia é que as novidades possam ser usadas em outras agências e levadas aos clientes de todo o país.
A sustentabilidade está presente na nova agência. As luzes são de led, que gastam 90% menos energia que as lâmpadas comuns, e todo o mobiliário é feito com madeira ecológica. O empresário Alexandre de Araújo Garcia esteve na primeira agência conceito do país, lançada este mês, em Brasília, e conta o que achou das novidades: "Eu achei um conceito baste moderno, bem diferente, bem agradável. Um ambiente aconchegante".
A grande novidade da agência é uma máquina de autoatendimento para postar e receber encomendas. Ela tem 50 gavetas, de diferentes tamanhos, que são utilizadas para colocar objetos. O serviço de recebimento já está em uso e funciona assim: o cliente recebe por mensagem de texto, no celular, ou por e-mail, um código, para ir buscar a encomenda na máquina. Como um caixa-eletrônico de banco, a máquina possui uma tela, onde é possível inserir as informações. Ao colocar o código na máquina, a gaveta, com o objeto, se abre e é só fazer a retirada. A ideia é que essas máquinas sejam instaladas em lugares com shoppings e metrôs e funcionem além do horário das agências dos Correios. O cliente Eliseu Vasconcellos aprovou a ideia: "Para todos os usuários será muito viável a modernidade e vai ganhar tempo. Isso é muito importante".
A previsão é que quatro cidades brasileiras - Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo - recebam agências conceito dos Correios, que tem investimento de cerca de R$ 1 milhão. São nessas cidades que serão instaladas também as primeiras 22 máquinas de autoatendimento. Outras novidades, como acesso à internet, no entanto, devem chegar a todas a agências do país, como explica a vice-presidente de Clientes e Operações dos Correios, Glória Guimarães: "O terminal de autoatendimento com Wi-Fi. Isso é uma das coisas que a gente pretende colocar para todos os lugares do Brasil, e a questão do autosserviço. O que nós estamos fazendo é esse novo modelo de revitalização com conceito no cliente. Porque o nosso interesse, como uma empresa de governo, é ter sempre o cidadão dentro das nossas agências, para poder prestar o melhor serviço".
O autoatendimento dos Correios para encomendas vai funcionar em regime de experiência, por seis meses. Lojas de compras pela internet já estão utilizando a novidade. Mais informações em correios.com.br