
Posse da Diretoria do Conselho Municipal de Educação de Ceres Gestão 2022/2024.
No dia 23 de Novembro de 2022, foi realizado a posse da Diretoria do Conselho Municipal de Educação de Ceres, Gestão 2022/2024. O ato ocorreu nas dependências do CMEI com a presença de professores, conselheiros entre outros.
A presidente da Comissão Eleitoral Larissa Oliveira de Souza, esclareceu que o processo eleitoral, ocorreu de forma democrática, serena e com total transparência em atendimento a Lei n°1.899/2015 e 2.124/2022.
Foi Eleita a Chapa única “Amor pela Educação”, com 100% dos votos. Na oportunidade o Prefeito Edmário de Castro Barbosa e a Secretária Municipal de Educação Queila de Jesus Tavares Borba, empossau os membros da diretoria do Conselho Municipal de Educação, para gestão de 02 (dois) anos a partir de 2022 a 2024. Sendo, Fátima José de Souza Oliveira, no cargo de Presidente, representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás – SINTEGO; Elenilda de Oliveira de Souza, no cargo de Vice-Presidente, representantes dos pais e mães de alunos do município de Ceres, Débora Cristina Ribeiro Barros, Secretária, representante das instituições privadas de ensino e os conselheiros: Daniel Ferreira de Assis Silva, Larissa Oliveira de Souza, Ivone Aparecida Oliveira Silva, Vânia Lucia Machado, Renata Aparecida dos Reis, Rosa Maria de Jesus Medeiros, Eliúde Andrade Cunha, Walquíria Crispim de Queiroz, Marcelo Ferreira Ortega, Cassia M. Santos Rabelo, Ilda Ferreira Gomes de Lima, Prycilla Cardoso Gomes, Celene Silva Nazeozeno, Nilva Oliveira Ferreira e Júlia Aparecida Soares da Costa.
O ato de posse da diretoria do Conselho Municipal de Educação de Ceres, órgão político e colegiado, financeiro e administrativamente autônomo, tem caráter consultivo, normativo, fiscalizador, propositivo, mobilizador, deliberativo e de controle social das políticas pública municipal do Sistema Municipal de Ensino.
Eleita, a presidente eleita Fátima José de Souza Oliveira, agradeceu a presença das autoridades, e aos conselheiros pelo voto de confiança de mais um mandato, ressaltou a importância do trabalho em equipe, do trabalho já realizado pelos conselheiros. (...) – “ para esse novo mandato, iremos focar nos seguintes temas: garantir o acesso e permanência do estudante no processo-ensino aprendizagem com padrão de qualidade, gestão democrática, ensino especial inclusivo-AEE, avaliação do Plano Municipal de Educação 2015/2025, estruturar na prática o Fundo Municipal de Educação-FME, para que a Secretária Municipal de Educação, possa administrar os recursos da Educação com autonomia de gerenciamento dos recursos destinados ao desenvolvimento das ações e serviços de ensino, garantido na Lei nº 1.899/15 do Sistema Municipal de Educação e quem atualmente administra os recursos do FME e o Poder Executivo” (...). Abordou Fatinha,
A palavra foi passada para as autoridades, onde a Secretária Municipal de Educação Prof.ª Queila, desejou sucesso a nova gestão, relatando o quanto o conselho de educação tem sido importante para a secretária de educação, devidos as alternâncias de gestão e as demandas diárias. Abordou a parceria existente nos momentos de dificuldades, as orientações seguras diante das normas e Leis da Educação.
O Prefeito Edmário Barbosa, agradeceu pelo convite e parabenizou aos eleitos, pontuando sobre cada tema referente ao Fundo Municipal de Educação-FME. Lembrou que, o Conselho de Educação precisa mostrar para ele, qual o município do porte de Ceres está funcionamento. Que não vai ser o primeiro a fazer mudanças sem antes consultar o jurídico. Colaborando com o Conselho de Educação e ver onde poderá chegar.
A presidente Fátima, esclarece que representa o sindicato-SINTEGO, como conselheira do Conselho de Saúde e que, no município de Ceres, na sua administração, funcionou por vários anos o Fundo Municipal de Saúde e pontuou a necessidade da Secretária da Educação fazer o mesmo, por estar amparada pela Lei Municipal nº 1.899/15 do Sistema Municipal de Ensino, sendo necessário apenas implantar.
Edmário, abordou que, alunos especiais, não estão sendo atendidos pelas às escolas particulares e com isso, as demandas das escolas municipais superlotam, ficando sem condições de oferecer um atendimento de excelência. Relatou ainda que, está construindo uma nova escola no Conjunto Bernardo Sayão em parceria com o Programa Pró-infância/FNDE/MEC do governo Federal. Atualmente paralisada, por falta de recursos. Por esse motivo não tem condições de realizar atendimento a todos os estudantes, onde aguarda decisões do novo governo federal.
Por fim, a Presidente Fátima, sugerindo ofertar vagas a todos os estudantes, caso não tenha espaço físico suficiente que, a Secretária de Educação alugue um novo espaço físico para atender as crianças em forma de extensão, até concluir a nova construção.