
Às vésperas do início da Festa do Divino Pai Eterno, que acontece de 27 de junho a 6 de julho na cidade de Trindade, o Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin) recebeu reforço estrutural e humano para permitir a ampliação de atendimento no período da romaria, que tradicionalmente movimenta um público flutuante que ultrapassa os 4 milhões de fiéis.
Conforme explica o diretor-geral do Hutrin, Daniel Cabriny, reuniões envolvendo a Secretaria Municipal de Saúde, Corpo de Bombeiros e Samu contribuíram para a definição de estratégias necessárias para atender à demanda, que chega a ser 50% superior aos dias comuns. “Em dias normais, chegamos a realizar até 400 atendimentos diários. No período da festa, nosso trabalho quase dobra. Temos uma grande responsabilidade em oferecer o melhor atendimento, pois somos o único hospital público do município. Além de nós, há outros dois hospitais privados apenas”, alega.
Para atender à demanda, um conteiner foi alugado para contribuir com o armazenamento dos materiais, outros dois conteineres e barracas climatizadas semelhantes às dos hospitais de campanha foram instaladas na área externa do hospital. Além disso, a unidade contratou, temporariamente, os serviços de um ortopedista e de um clínico-geral. “Pretendemos oferecer plantões na ortopedia, principalmente para os casos de engessamento”, declara. A unidade foi plenamente abastecida com materiais e insumos com base na demanda de anos anteriores.
Com capacidade para acomodar até 80 pacientes em esquema de espera, a intenção é oferecer uma ala de repouso e reabilitação, separada em masculina e feminina. No entanto, havendo necessidade, os pacientes serão encaminhados para internação na área interna do hospital, que disponibiliza 59 leitos. “É comum atendermos pacientes com desidratação, estafa muscular ou algum trauma ortopédico. Situações assim requerem repouso e monitoramento durante o seu restabelecimento”, explica o diretor.
Daniel ainda adianta que estão preparados para dar o respaldo a situações mais complexas, como acidentes automobilísticos. No entanto, de acordo com a gravidade da ocorrência, a unidade já está alinhada com o Hospital de Urgências de Goiânia para possíveis encaminhamentos. “Hoje realizamos atendimentos de emergência em pequena e média complexidade, mas estamos nos preparando para atender, até o final do ano, casos de alta complexidade”, anuncia. A unidade realiza atualmente atendimentos na clínica geral, ortopedia, cirurgia geral, ginecologia, obstetrícia e pediatria.
Fonte da Notícia: Goiás Agora
Créditos da Imagem: Ângela Scalon