
A orientadora educacional Luciene Marra propôs um desafio aos alunos considerados problemáticos do 5º ano B, na Escola Municipal Sebastião Lourenço, em Carmo do Rio Verde: Aquele que melhorasse o comportamento e o desempenho na escola receberia um prêmio no final do Semestre. Ela notou, que além dos constantes diálogos, acompanhamentos, dinâmicas e atividades na escola, era preciso um “incentivo a mais”. Correu em busca de apoio, se esforçou e conseguiu um Tablet para presentear o aluno que mais se destacou na “mudança de comportamento”. "Eu pedi orientação a Deus, para que meu trabalho obtivesse êxito, aí tive a ideia de oferecer este incentivo a eles”. Ela buscou apoio junto com o irmão, ex-vereador Junior Marra, hoje Secretário Municipal de Indústria e Comércio em Carmo do Rio Verde, conseguindo um Tablet, para premiar o aluno vencedor do desafio.
A orientadora contou que foi persistente no projeto, pois muitos alunos não se importam mais com os estudos, não têm disciplina, e os pais não cobram respeito e bom comportamento na escola. “Peguei no pé, fui tida como chata, dei carinho, incentivo, impus certas regras, mas consegui que eles se comprometessem mais com a mudança no comportamento (...) levei eles a refletir (sic)”.
Na manhã de hoje (25), na entrega do prêmio, todos ficaram emocionados com a mudança no comportamento do aluno Wesley dos Santos Malheiros, que esteve acompanhado de sua avó Dona Conceição, com quem ele mora. O garoto, antes arredio, respondão e desconcentrado, foi mudando no decorrer do projeto e hoje é elogiado por todos os professores. Por trás do aluno problemático havia um garotinho carente, com uma história marcada pela vida sofrida, pela ausência dos pais e pelos esforços da Avó que sai pelas ruas da cidade, vendendo pamonha de bicicleta, se esforçando para cria-lo sozinha. O projeto da orientadora Luciene Marra trouxe luz a uma realidade muitas vezes ignorada nas escolas: Crianças cujo comportamento reprovável é na verdade um pedido desesperado de socorro. Crianças pedindo atenção.
Emocionados, a avó e o menino receberam o prêmio, o abraço e o carinho da Orientadora, dos professores, coordenadores e do Secretário Municipal de Educação Adriano Pereira, que garantiu que a iniciativa não vai parar por aqui. Para todos os envolvidos no projeto a Educação é muito mais do que simplesmente passar conteúdos programáticos, é se envolver na recuperação da autoestima, da empolgação com a escola, com a vida. Na formação da cidadania e do caráter. E não há nada mais apropriado à Educação do que oferecer uma nova perspectiva de futuro para as nossas crianças! Esta foi a lição que todos aprenderam na manhã de hoje.
Imagens cedidas do arquivo pessoal
Reportagem: Susana Silvério