INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Na XIX Semana Municipal do Meio Ambiente em Ceres o alerta sobre o perigo com o mal descarte das embalagens de agrotóxico
Comunicado

Na XIX Semana Municipal do Meio Ambiente em Ceres outras ações são desenvolvidas em apoio e cuidados com o Meio Ambiente. Uma delas é a constante informação sobre o perigo com as embalagens de agrotóxico.

Atualmente, o correto destino das embalagens vem sendo uma preocupação de toda a sociedade, pois o manejo e descarte das embalagens não é realizado de forma adequada, tornando-se uma problemática tanto para a saúde como para o meio ambiente, pois a má utilização tem causado prejuízos agravantes. Diante disso, objetivou-se analisar os métodos adequado e inadequado do manejo das embalagens de agrotóxico, a fim de alertar sobre os malefícios ao meio ambiente e à saúde. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que a intoxicação gera uma grande preocupação para os produtores que utilizam produtos tóxicos, e que inúmeras vezes armazenam as embalagens em locais impróprios, ou até mesmo no manuseio sem as devidas precauções. O meio ambiente também é uma grande vítima do manuseio incorreto das embalagens de agrotóxicos, tanto as embalagens que são jogadas no solo, as quais, além de contaminá-lo, levam anos para poder se deteriorar, também os rios que sofrem contaminação por esses poluentes, sendo que muitas vezes são lavadas e até mesmo jogadas embalagens nos rios. Essas embalagens descartadas criaram um alto índice de poluição, logo, leis que regulamentam o descarte correto das embalagens de agrotóxicos foram criadas. As mesmas, servem tanto para o controle da poluição ambiental como também para uma prevenção de doenças que são geradas pelos agentes químicos contidos nas embalagens. Essas leis servem como um alerta para o produtor, pois aquele que não a cumprir poderá levar multa e punições.

Em Ceres as embalagens vazias devem ser levadas à Secretaria de Meio Ambiente e ou ao local em que foram adquiridas, Geralmente todas as cidades do Vale do São Patrício tem um ou mais pontos de recolhimento que são disponibilizados aos agricultores e de  fácil coleta também pelo município. É importante alertar que há vários tipos de embalagens, como as laváveis e as não laváveis. Essa informação está no rótulo da embalagem, que deve ser lido com muita atenção pelo usuário, para saber como fazer o descarte correto, ou, ainda, a lavagem de algumas embalagens e como elas devem ser mantidas até o momento do recolhimento.

Matéria e foto: Ferdinando Ricardo