
Nesta quinta-feira (02), a comunidade de Rianápolis celebrou uma grande conquista para a sua população e seu município, o resgate da história e o tombamento de uma árvore centenária.
Trata-se de uma árvore “Ficus Doliaria”, popular Gameleira Branca, hoje pelo histórico prestado pelos moradores mais antigos, existir a mais de 100 anos. A árvore está localizada na antiga “Belém Brasília” estrada que cortava todo o Estado de Goiás. Ali abaixo da árvore, inúmeros causos. Moradia provisória de ciganos, viajantes, abrigo dos primeiros moradores e até sua sombra usada de abrigo aos trabalhadores de pequenas serrarias. Digam os moradores mais antigos do local, local que as crianças se ajuntavam, brincavam e estudavam na sua frondosa sombra.
O Prefeito Gilber Miranda ao tornar a Árvore Centenária um Patrimônio Histórico e Cultural do município, agradou não só o Poder Legislativo como toda a comunidade que não mediu esforços em estar presente.
Na solenidade toda a comunidade pôde fazer uso da palavra. Vereadores e a população com várias histórias e estórias do local. Na maioria, o reconhecimento pelos bons préstimos a comunidade pelo Prefeito Gilber Miranda, o Secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Cristiano Fernandes e Wuathya Faria Lima de Pina.
O Prefeito Gilber agradeceu a todos munícipes pelo empenho e dedicação e pediu seriedade com o dinheiro e patrimônio público. (...) –“ vamos dar as mãos, vamos nos unir e fazer o que é de melhor para o nosso povo. Vamos cuidar da nossa cidade. Isso aqui é um trabalho sério e transparente. Esse terreno agora é de Rianápolis, compro com o dinheiro do povo e tem o outro terreno que também foi comprado com o dinheiro do povo” (...) “ Esse tombamento é o começo, vamos fazer muito mais, isso é uma sementinha. Através disso, vem tantos frutos, tantas coisas boas e a população só tem a ganhar. Quero agradecer a todo envolvidos aqui, da limpeza, do a ao b e do c ao z. (...) esse espaço terá o nome de Marcondes Martins Monteiro, nome do pai do Sr. Wando que todos aqui lembram dele estar trabalhando por aqui. Nesse espaço, todos os dias teremos algo a fazer. Sempre algo melhor. Será um lugar belíssimo, um ponto turístico na nossa cidade onde todos vão poder parrar para tirar suas fotos. Aqui, temos condições de fazer um lago. Já conversamos com empresário do lado de lá e fomos autorizados a fazer onde quisermos. Só precisamos de uma Câmara de Vereadores unida, um povo unido que dá a ideia, fazemos o projeto e melhorar a nossa cidade. Precisamos de emendas dos deputados federais, estaduais e precisamos de uma Câmara de Vereadores que vai lá em Brasília buscar emendas, recursos. Abordou o Prefeito Gilber.
Matéria e fotos: Ferdinando Ricardo