INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Cavalhadas de Pirenópolis começam no domingo
Cultura

Pirenópolis, localizada entre Goiânia e Brasília, a 107 Km da capital goiana e a 150 do Distrito Federal, se prepara para mais uma de suas tradicionais festas.

De domingo, dia 8, a terça-feira, 10, acontece a mais intensa e popular delas: as Cavalhadas, evento que é o coroamento da Festa do Divino Espírito Santo, cujo início foi no dia 1º. A festa, que desde 1820 mobiliza e emociona a população de Pirenópolis, terá neste ano a 196ª edição. A encenação ao ar livre é realizada no Cavalhódromo da cidade, construído em área do município com 16,79 mil metros quadrados fora do perímetro tombado pelo Patrimônio Histórico. Foi parcialmente inaugurado em 30 de março de 2006 e reformado em 2012 pelo governo estadual.

id="texto_content" style="text-align: justify;">

O primeiro dia das Cavalhadas coincide com o Domingo do Divino, 50 dias após a Páscoa. Na representação das lutas entre cristãos e mouros que aconteceram durante a ocupação moura na Península Ibérica (século IX a século XV), os dois exércitos com 12 cavaleiros cada, durante os três dias, se apresentam à tarde no Campo das Cavalhadas. Os exércitos são ricamente ornados, sendo os cristãos com indumentárias em tons azuis e os mouros de vermelho, se esmeram nas coreografias com os cavalos também bastante enfeitados. A manifestação foi reconhecida como patrimônio imaterial brasileiro.

id="attachment_172867" class="wp-caption alignright">Junto a esta manifestação encontra-se a presença dos Mascarados, ou Curucucús, personagens incontáveis que se vestem com máscaras e saem às ruas, a cavalo ou a pé, fazendo algazarras. O mascarado típico de Pirenópolis usa máscara de boi em papel laminado, roupas de tecido brilhante ou chitão e decora-se com flores de papel crepom, as Flores do Mascarados.Festa, tradição e turismo
Nessa época Pirenópolis, com quase 24 mil habitantes, é uma cidade turística que conserva seu aspecto antigo e bucólico. Na representação das Cavalhadas é quando ela registra o maior número de visitantes que também procuram a cidade tombada como Patrimônio Nacional pela sua arquitetura da época colonial, cercada de morros e cachoeiras. Um retrato vivo da história goiana que une um povo hospitaleiro, alegre e festivo, com um ambiente de extrema beleza natural.

Programação:
08/06 ? Domingo do Divino

Cortejo Imperial
1º dia de Cavalhada

09/06 ? segunda 
Reinado de Nª Sª do Rosário
2º dia de Cavalhada

10/06 ? terça
Juizado de São Benedito

3º dia de Cavalhada

 

Fonte da Notícia: Goiás Agora

Créditos da Imagem: Eduardo Ferreira