
Hospital Ortopédico de Ceres inaugura dez leitos de UTI
Nesta quinta-feira (9), o Hospital Ortopédico de Ceres inaugurou dez leitos de UTI Clínica “tipo 2” para atendimento de casos de maior complexibilidade. A UTI vem por meio de uma parceria com o Governo do Estado de Goiás, podendo oferecer leito SUS, Plano de Saúde, atendimento particular e convênios. Foram adquiridos equipamentos para o tratamento de pacientes mais graves; ventilador mecânico; bomba de infusão, aparelhos de hemodiálise, Osmose, contando ainda com serviços de imagem, tomografia, ressonância entre outros.
Os leitos de UTIs atenderá Ceres e região e foi de estrema importância para poder suprir parte de uma necessidade que existe, com a falta de atendimento a pacientes gravemente enfermos, pós operatório com necessidade de sessões de hemodiálise e a necessidade de atendimento por uma equipe multidisciplinar. Conseguindo agora, atender pelo SUS mais de dez pacientes que estavam em uma lista de espera. Dentro da regulamentação estadual.
O Enfermeiro e Coordenador da UTI Danilo Ferreira Rabelo lembra que, com a migração das UTI que atendiam pacientes do Covid-19, poderá em breve suprir as necessidades de leitos clínicos. Mas ser prudente o constante investimentos em novos leitos de UTIs em todos os hospitais da região. Na UTI do Hospital Ortopédico possui aproximadamente sessenta profissionais entre enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, nutricionista, médicos plantonistas, médico responsável técnico intensivista, equipe de especialistas médicos, cardiologistas; cirurgião geral; nefrologista, equipe de dentistas para pacientes politraumatizado e outros.
A diretora Administrativa Aline Rabelo de Menezes realizou a abertura da solenidade e emocionada, abordou um pouco da história e conquistas para o município ceresino. Dr. Moacir Tairone e Dr. Eurípedes Menezes relembraram o início e implantação do Hospital ainda com apenas dez leitos. Um início de muito trabalho e dado sequência pelos atuais médicos.
Presente na solenidade de inauguração, o Médico e Deputado Estadual Dr. Hélio de Sousa fala da importância dos investimentos na medicina na cidade de Ceres (...) – “ Essas UTIs, são de uma importância fundamental na medicina de Ceres e da região. Uma UTI sempre é bem vinda e traduz na creditação aos profissionais da saúde de Ceres na busca de que a cidade consolide em um dos maiores centro médico do Brasil” (...) “ Respeitamos e admiramos tudo que tem feito aqui. Tenho um vínculo familiar com o Hospital Ortopédico de Ceres através do Dr. Eurípedes Menezes e amizade com o Dr. Moacir Taironi . Adriano Alves com esse espírito empreendedor junto com Aline que, tem proporcionado para nós surpresas agradáveis no investimento da estrutura desse hospital”.
Dra. Cláudia Regina Guimarães lembra que o Hospital Ortopédico é hoje referência, e conta com um volume muito grande de cirurgias, atendendo a população de toda a região. (...) – “ Atendemos o Vale do São Patrício e todo o Norte Goiano. Como trabalhamos com muitos casos de urgência e cirurgia de grande porte, sentíamos a falta de uma UTI. Com a UTI dentro do hospital, o atendimento classificou muito nos traumatizados, fatura de fêmur, próteses sem a necessidade de encaminhar para outro hospital”(...) Com as vagas no SUS, poderemos acolher também a população mais carente e que precisa de uma UTI pós operatório, com esse suporte” . Aborda Dra. Cláudia Regina
Também na solenidade o Prefeito da cidade de Rialma Fred Vidigal, fala da importância dos investimentos do Hospital Ortopédico de Ceres e avanços com a saúde no Estado de Goiás (...) – “ para nós é um marco histórico na saúde pública de nossa região, para Ceres, Rialma e todo o Vale do São Patrício. Temos observado ao longo desses últimos dois anos o aumento considerável de investimento na área da saúde. Isso tem dado uma qualidade de vida e salvado vidas que, para nós é fundamental. Quero parabenizar todo o grupo do Hospital Ortopédico de Ceres pela coragem, pela iniciativa. Parabenizar o Governo Federal, o Governo do Estado de Goiás” (...) “ Ontem junto ao Governador Ronaldo Caiado e o Secretário de Saúde Ismael Alexandrino que me disse sobre os fantásticos programas que foram implantados e serão implantados a partir desse ano. Isso que vem acontecendo, pra nós é motivo de orgulho”. Enfatiza Fred Vidigal
Prefeito de Ceres Edmário Barbosa fala da importância das novas UTIs em Ceres. (...) – “ Com certeza Ceres sempre foi referência em saúde. É muito bom quando encontramos pessoas, entidades e empresas como o Hospital Ortopédico de Ceres que investe muito para a nossa cidade, para a nossa região e trás benefícios para o nosso povo” (...)” Em parceria com o Governo do Estado e Governo Federal a UTI do Sistema único de Saúde (SUS) com certeza vai atender todos os municípios aqui da região e isso é de suma importância para nós”. Comemora Edmário Barbosa.
O Diretor Técnico e médico ortopedista Dr. Adriano Alves de Menezes lembra da importância da parceria com o Governo e o município para o atendimento pelo SUS. (...) – “ temos aqui hoje um serviço de urgência e emergência que atende a ortopedia, com dez leitos para atendimento pelo SUS no Vale do São Patrício, médio e Norte Goiano. Cirurgias e pós operatório, planos eletivos e aquele paciente que ia para Goiânia, Uruaçu e Porangatu, hoje o Governo Estadual através da parceria que fez conosco e o Prefeito de Ceres está viabilizando isso.
Os leitos SUS atenderá todo o Estado de Goiás, sendo que, o paciente do SUS para chegar ao Hospital Ortopédico deverá passar por uma central de regulação estadual, sendo o estado que direcionará o paciente do SUS para a UTI do Hospital.
A cidade de Ceres conta no Sistema Único de Saúde (SUS), quatorze leitos de UTI.
O Hospital Ortopédico de Ceres está localizado na Rua 07 , Centro, tel (62) 3323-1431 e (62) 3323-1305 , Ceres – Goiás.