
O Setembro Amarelo é uma campanha de prevenção e combate ao suicídio. Durante o mês são desenvolvidas ações com o objetivo de conscientizar a população a respeito de problemas e doenças de saúde mental. Com a pandemia, o luto e a reclusão social, muitas pessoas têm apresentado sintomas que devem ser avaliados e tratados, por isso, esteja atento aos sinais:
Reconheça os sinais verbais e fique em alerta quando alguém fala em morte com frequência.
Preste atenção na autodepreciação, baixa autoestima e irritabilidade.
É importante entender que quadros como a depressão podem apresentar oscilações. A pessoa pode ter episódios de melhora, mas geralmente se entristece com facilidade e tem problemas com ansiedade.
Observe alterações na rotina: se a pessoa tem se mantido mais reclusa, participa menos de atividades que antes gostava de fazer e apresenta pouca energia para desenvolver funções diárias.
Esteja alerta para mudanças súbitas no comportamento: planejar visitar todos os parentes em um curto período de tempo ou doar bens materiais podem indicar que a pessoa planeja desistir de sua vida.
Reconheça os gatilhos e fatores de risco: como já dissemos, a pandemia tem causado sérios danos à saúde mental das pessoas, mas além disso, diversos outros fatores intensificam a tendência ao suicídio como: trabalho excessivo, desgaste mental, relacionamentos abusivos, bullying e luto.
A pessoa que precisa de ajuda talvez seja você. Faça uma autoanálise!
Ofereça ou procure ajuda
Formas de Contato
Telefone: 3307-7848
E-mail: conselho@chesp.com.br
#Conselho #CHESP #ConChesp #setembroamarelo #Ceres #rialma #CuidandoDaSaúdeMental #estresse #saúdemental #saudeemocional