
Por meio de ofício, o Detran goiano solicitou à Superintendência Regional da Polícia Rodoviária Federal em Goiás que não apreenda veículos por estarem identificados com placas antigas, ou seja, aquelas que tenham lacre de chumbo até que seja concluída a substituição pelos modelos novos, que seguem todas as determinações do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Segundo o presidente do Detran, João Furtado, a medida foi tomada diante de relatos de retenção de veículos com placa lacrada com material plúmbeo.
João Furtado pediu, por meio do documento, a compreensão da PRF e informou que o Detran já está implantando o novo sistema, a fim de dar efetivo cumprimento às Resoluções 231/2007, 241/2007, 372/2011, todas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e Portaria 272/2007 do Denatran. Os documentos preveem, entre outras medidas, a instalação de placas refletivas em veículos automotores e de lacres de segurança com controle sistêmico.
A substituição das placas/lacres em Goiás foi iniciada no dia 10 de abril apenas para os veículos que realizam o primeiro emplacamento, transferência de UF ou que perderam a placa/lacre. Posteriormente, será elaborado um calendário de chamamento da frota para atender às determinações do Denatran e Contran.