
Entulho é aproveitado e transformado em benefícios nas estradas vicinais de Rianápolis.
Mais uma vez a cidade de Rianápolis se destaca frente as ações benéficas com o meio ambiente. Entulhos e resto de construções, que antes enchiam o lixão, hoje é planejado e servem para restaurar, tapar buracos e melhorar as estradas vicinais do município.
Talentos e boas ideias são apoiadas nessa gestão, criam asas e são copiadas por vários municípios de Goiás. O Programa Entulho Sustentável, projeto de reciclagem de resíduos da Construção Civil (RCC) gerado no município era comumente depositado no lixão, sendo lá inutilizado. O programa Criado pelos rianapolinos Márcio Wanderson Custódio de Menezes (popular “Dubil”) Secretário de Transportes, aprimorado pela equipe da SEMAMAR Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, Cristiano Fernandes e da Diretora de Meio Ambiente Wuathya Faria, traz como o objetivo reutilizar os entulhos de construção e demolição, tais como, argamassa, tijolos, pedras e concreto, entre outros, para entupimento de valas, voçorocas e recuperação de estradas vicinais gerando uma boa economia para o município.
No passado, este trabalho era feito com a utilização de cascalho retirado das propriedades rurais. Com as novas normas e leis ambientais, dificultava e impedia o desenvolvimento dos trabalhos do poder público e dos agricultores com a colocação do mesmo sem ter que expedir uma série de alvarás e licenças que, além de gerar custos e da burocracia, tardava o processo de desenvolvimento na região, além quê, gerava mais custos aos cofres público e aos proprietários rurais por terem que ser retirados e buscado em locais distantes.
O material que hoje está sendo utilizado pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos e Secretaria de Transporte corresponde a 80% dos resíduos produzidos pela construção civil. Uma economia que traz mais benefícios à população em outras áreas no governo rianapolino.
Matéria Ferdinando Ricardo, Fotos Equipe do Dept. de Transportes.