
A Prefeitura Municipal de Rianápolis por meio da SEMMAS, Secretaria de Meio Ambiente finaliza, aperfeiçoa e legaliza o plano de manejo da Unidade de Conservação do Corvo no município.
Cada município deve vivenciar e proteger o meio ambiente em todo o seu território, adotando medidas e cuidando de áreas de preservação ambiental. Rianápolis tem a Unidade de Conservação do “Corvo” que, consiste em um espaço territorial no município.
A legalização e objetivo do presente manual e consiste em prestar auxílio à atuação governamental, além de buscar e chamar a atenção na importante forma de preservação dos recursos naturais, especialmente a água, mananciais e vegetação nativa.
Com sua legalização e aplicação nas ações diárias, traz benefícios junto aos governos estadual e federal além da oportunamente trazer benefícios na criação e implementação destes espaços, especialmente na proteção da flora e fauna. O plano ainda fornece o suporte necessário aos membros da instituição para uma consulta rápida sobre o tema a fim de auxiliar na atuação ambiental, além de gerar inspiração para o aprimoramento institucional.
Segundo Wuathya Faria Lima de Pina da SEMAMAR (Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente), só foi possível finalizar o plano de manejo, graças aos esforços da nova gestão da Prefeitura Municipal de Rianápolis, pois o plano de manejo como o documento técnico fundamenta os objetivos gerais da unidade de conservação, estabelecendo o zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade bem como, garantir a necessária segurança jurídica e respeito aos diversos valores protegidos pela Constituição.
Para o Prefeito Gilber Miranda, as ações e as medidas informativas devem andar juntas e assim poder trazer transparência junto a comunidade. (...) –“ Nesse início de gestão, estamos empenhados em organizar todas as secretarias, melhorar as condições de trabalho, facilitar suas ações, economizar, manter em ordem sua documentação e principalmente dar continuidade no bom trabalho já exercido, buscando melhorar ainda mais a prestação de serviço a comunidade e ao município rianapolino, com transparência e rapidez”. Enfatiza Gilber.
Matéria e foto: Ferdinando Ricardo