INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Secretária Municipal de Saúde Beatriz Estela de Ipiranga responde dúvidas da população
Comunicado

UBS – Unidade Básica de Saúde de Ipiranga de Goiás vê avanços no combate a pandemia do Corona Vírus.

Nesta terça-feira (30/03) na UBS – Unidade Básica de Saúde, a Secretária Municipal de Saúde Beatriz Estela felicita o empenho da comunidade na parceria do combate contra a pandemia fala da diminuição de casos do COVID-19 e fala dos avanços da vacina que chega semanalmente no município.  

 

Jornal Folha de Ceres – O Governo de Goiás tem enviado as vacinas de proteção ao Covid – 19 ao município de Ipiranga de Goiás. Quantas já recebida?

Secretária Municipal de Saúde Beatriz Estela – Estamos recebendo as vacinas semanalmente, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde. Já recebemos 400 doses e o grupo prioritário são os idosos. Foram 320 “D1” e 80 “D2”. Não está incluído o que receberemos hoje ao município.

 

Jornal Folha de Ceres – Ouve alguma mudança dentro do protocolo da vacinação?

Secretária Municipal de Saúde Beatriz Estela – Sim, com as novas mudanças no Protocolo, as 80 doses de vacinas que recebemos esta semana, 5% será destinada as Segurança Pública, 2% aos profissionais da saúde e o Restante aos idosos.

 

Jornal Folha de Ceres – Quem já recebeu a dose da vacina?

Secretária Municipal de Saúde Beatriz Estela – Estamos vacinando ainda o grupo prioritário que são os idosos. Estamos nesta semana na faixa etária de 70 anos a 69 anos. De acordo com a quantidade de vacinas que chegam, iremos alcançando todos os idosos dessa faixa etária.

 

Jornal Folha de Ceres – Como é classificado e vacinado essas pessoas?

Secretária Municipal de Saúde Beatriz Estela – Pelo cadastro feito pelos agentes de saúde. Data, mês e ano do nascimento. Atendendo de forma igualitária a todos. Assim o mais novo, não passa na frente do mais idoso. Hoje no município já vacinamos um total de 378 pessoas. As pessoas são agendadas conforme a idade, seguindo o cadastro, vão a UBS e as pessoas acamadas são atendidas em suas residências. A nossa esperança é que a cada semana venham mais doses e consigamos imunizar toda a nossa população.

 

Jornal Folha de Ceres – O número de vacinas ainda está pequeno?

Secretária Municipal de Saúde Beatriz Estela – No início recebemos muito poucas doses, vinte, trinta e quarenta doses, na semana retrasada que recebemos uma quantidade um pouco melhor, cento e vinte doses. Hoje previsto receber oitenta doses.

Jornal Folha de Ceres –Qual a expectativa do município para vacinar toda a comunidade?

Secretária Municipal de Saúde Beatriz Estela – Uma pergunta difícil de responder, mas temos fé que os nossos governos estejam atentos ao perigo e antecipem o mais rápido possível para que cuidemos de nossa população por inteiro, de crianças a idosos. Foi apresentado no início do ano um relatório, grupo prioritário. Só faltam vir as quantidades certas. De acordo com as idades.

Jornal Folha de Ceres – Como está a pandemia no município antes e agora com o Lockdown?

Secretária Municipal de Saúde Beatriz Estela – Quero agradecer toda a nossa comunidade que está atento ao perigo e buscado seguir o protocolo de segurança, tem ficado em casa, feito uso dos EPI e com isso diminuído o número de contaminação. Esperamos poder imunizar toda a comunidade e a nossa vida poder voltar ao normal do que era antes.

 

Jornal Folha de Ceres – Como a senhora vê essa pandemia?

Secretária Municipal de Saúde Beatriz Estela – O perigo não acabou mas acredito que já passamos o pior momento, mas peço a todos que continuem com os mesmos cuidados e assim permanecerão vivos, até imunizarmos toda a nossa população. Deste quinze dias para cá, diminuiu muito mas, temos que prevenir, estamos próximos a outros municípios, ainda tem casos positivos e temos que seguir as normas par anos proteger e proteger nossas famílias e amigos.

 

Jornal Folha de Ceres – Uma preocupação da comunidade é a contaminação junto aos profissionais da saúde, quando chegam na Unidade Básica de Saúde. Isso existe?

Secretária Municipal de Saúde Beatriz Estela – Foram feitos várias reuniões, treinamentos com todos os profissionais, da limpeza, motoristas, enfermeiros, atendentes. Todos usam os EPIs, equipamentos de proteção. Os mesmos trocados durante o dia, todos tem seu pacote de máscaras e roupas de proteção, viseiras, capote...; os moveis e equipamentos limpos e desinfetados a todo momento e é mais fácil contrair o vírus na rua, do que na unidade de saúde. Aqui todos os cuidados são tomados e o paciente não corre risco. A comunidade não precisa ficar com preconceito com os profissionais da saúde. Eles se protegem corretamente e não são os portadores do vírus. Temos que ter cuidado com aqueles que não tem medo do vírus, não usam máscaras e vem e vão em muitos lugares sem proteção. A nossa equipe da limpeza faz um brilhante trabalho, estão atentas a todo momento e sempre realizando a desinfecção por onde passam as pessoas de outro local durante o dia. A proteção, deve começar aqui dentro e proteger quem vem de fora, mesmo que venha com o vírus, cabe a nós eliminá-lo.

 

 

Jornal Folha de Ceres – Qual a recomendação que a senhora deixa para a população nesse momento em todos estão passando?

Secretária Municipal de Saúde Beatriz Estela – Continue. Juntos venceremos esse vírus mas, a gente pede de coração que, quem puder ficar em casa que fiquem. Sei que as vezes tem que dar uma saída para realizar alguma tarefa e ou compras para suas casas. Se for sair, sigam todos os protocolos: Máscara, álcool e gel, distanciamento. A única solução final, creio eu que seja a vacinação. Tenho fé que no máximo até o final do ano todo esse pesadelo tenha acabado.