
Rialma poderá ter redução do ITBI novamente para 2%
Quando se compra ou vende um imóvel é necessário recolher o ITBI – Imposto de Transmissão de Bens Imóveis, realizada “inter vivos”. O tributo é de competência municipal e deve ser pago ao município onde estiver situado o imóvel.
Este é um imposto que deve ser pago por quem compra um imóvel e para oficializar a compra, esse tributo deve ser pago antes.
Em Rialma, a taxa era cobrada 2% e hoje o valor está a 3% o que vem incomodando todos os contribuintes que necessitam comprar e ou vender seu imóvel.
Na quarta-feira feira passada na Câmara Municipal de Rialma, o Vereador Walmir José de Carvalho, popularmente conhecido por “Walmir do Moto Taxi”, apresentou um requerimento verbal solicitando o Poder Executivo a volta do valor antes cobrado. Em sua justificativa, o valor está alto e explica. (...) – “ em um imóvel que tem o valor de R$ 100 mil, o imposto sendo pago a 2% já chega a 2 mil reais, a 3% e pesado para quem compra e vende um imóvel”. Aborda o Vereador Walmir. O requerimento foi aprovado por todos os vereadores.
Esse imposto não é e não poderá ser cobrado no caso de doações. “Inter vivos” significa que o negócio é realizado entre pessoas vivas, ou seja, não se incluem no ITBI as transmissões por herança.
Matéria e foto/montagem: Ferdinando Ricardo.