INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Evite Queimadas !
Comunicado

Evite as queimadas, atitudes simples mas que podem salvar vidas.

O tempo seco que vem em épocas como o inverno traz também um grande perigo: as queimadas, que resultam na queima de grandes extensões de vegetação. O risco de incêndios ameaça não apenas áreas de preservação isoladas, mas também centros urbanos, já que 90% dos focos começam por razões humanas.

Todo cuidado é pouco

Qualquer fagulha pode atuar sobre a vegetação ressecada pela falta de chuvas. Os focos de incêndio podem ter origens naturais. Porém a maioria dos casos tem origem humana e, em áreas urbanas, começam próximos a habitações.

Evite jogar toco e ou bitucas de cigarro acesas no chão. Procure locais específicos de descarte do resto de cigarro, como coletores espalhados pela cidade. Ou simplesmente jogue-os apagados em uma lata de lixo, mas nunca no chão muito menos próximo a grama ou vegetação de qualquer tipo a fim de evitar o início de um incêndio.

Evite as fogueiras, elas são um risco. Principalmente se forem montadas em áreas próximas a vegetação seca e pastagens, o que pode ocasionar em um gigantesco incêndio.

Para se desfazer de lixo, muitas pessoas preferem queimá-lo a descartá-lo da forma correta com o auxílio de limpeza urbana. Não faça isso. Descarte o lixo de forma correta.

Da mesma forma, realize o descarte de latas de alumínio e pedaços de vidro de meios corretos. Esses objetos podem esquentar ou refletir raios em folhas de jornal, por exemplo, e iniciar fagulhas que se transformam em focos de incêndio maiores futuramente.

Se você mora em áreas com alta vegetação próxima a sua casa, diminua o risco de queimadas capinando faixas de terra próximas a sua propriedade. O risco de queimadas é maior em propriedades cercadas com vegetação bruta, sem qualquer contenção.

Em casos de incêndios próximos a residências ou em áreas de vegetação isoladas, o melhor a fazer é chamar os bombeiros através do número 193. Informe a localidade, se possível em detalhes, para que os profissionais cheguem a tempo para conter as chamas. 

Corpo de Bombeiros e Prefeitura Municipal de Ipiranga de Goiás.