
Rianápolis é um dos municípios goianos que tem realizado inúmeras ações em prol do meio ambiente. Desde o ano de 2017, após a implantação da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente e ter no comando e desenvolvimento do Secretário Cristiano Fernandes e diretora Wuathya Faria, a secretaria tem sido destaque no Vale do São Patrício, ambos tem se empenhado na busca de recursos para que a pasta se desenvolvesse com uma renda própria. Ao buscar o ICMS ecológico, o município se subordinou a cumprir alguns critérios e alcançar metas no parâmetro do Estado de Goiás, com isso obter mais recursos que beneficiasse o meio ambiente e outras áreas no município Rianapolino.
No primeiro ano, alcançaram o parâmetro exigido, o índice de 0,75%. No ano de 2018 o índice de 1.25%. Esse ano conseguiram a pontuação máxima de 9 pontos atingindo o índice de 3%. Dentre os 153 municípios classificados para receber o ICMS ecológico apenas 04 municípios conseguiram atingir a pontuação máxima de 9 pontos, estando Rianápolis entre eles. A análise é feita pela SEMAD-GO na tabela de cálculos feita pela Secretaria De Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Nesses três anos a SEMAMAR realizou inúmeras ações. Em destaque a Unidade de Conservação “Refúgio da Vida Silvestre”, na região do Corvo; A criação e aprovação do “Projeto de Recuperação e Proteção de Nascentes” junto a SANEAGO, protegendo as nascentes dos mananciais do Córrego Formiga; Arborizações setoriais, praças e canteiros; Coleta Seletiva em 95% do município incluindo garrafas de vidro, com o Projeto de Reciclagem de Vidro; Projetos Socioambientais (troca de tampinhas plásticas por cadeira de rodas); Programa Entulho Sustentável (reutilizados em estradas vicinais atendendo também a zona rural); Construção de bacias, curva de nível, limpeza de vias; Campanhas de Zoonose, controle populacional de animais abandonados por meio da ARPA; Educação Ambiental voltada a população e a classe estudantil desenvolvidos nas Escolas. Campanha contra queimadas e desmatamento; Fiscalização contra crimes ambientais, etc.
Segundo Cristiano e Wuathya, só foi possível alcançar as metas, com o total apoio do Prefeito Municipal José Carlos, secretários, colaboradores e os professores da rede escolar que após entenderem a importância da secretaria na vida da comunidade, tiveram liberdade para desenvolver todas as ações possíveis. Com muito empenho, muita luta, trabalho e apoio da comunidade, os projetos e ações planejadas foram sendo realizadas, aos poucos concluídas com muito sucesso. Os projetos que estão sendo desenvolvidos nesse ano de 2020 prometem trazer uma melhor qualidade de vida a pequeno, médio e longo prazo na vida de todos rianapolinos. A conquista garante recursos para o meio ambiente até o ano de 2021.
Para interagir com a SEMAMAR, acesse o Instragram @semamar_rianapolis ou a página da secretaria, https://www.facebook.com/rianapolis.go.gov.br
Matéria: Ferdinando Ricardo ( Fonte e foto SEMAMAR)Veja mais matérias no Instagram do Jornal Folha de Ceres