INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Kênia Naiva, fala sobre os atendimentos da saúde em Rialma
Saúde

A Secretária Municipalde Saúde Kénia Naiva, fala sobre os atendimentos da saúde no município de Rialma

Frente a pandemia várias ações foram feitas para que o vírus (Coronavírus) fosse transmitido em massa a população de Rialma. A Secretária Municipal de Saúde Kênia Naiva Dias, explica quais ações o município tem realizado para alcançar com eficiência o bem estar da população.

 

Jornal Folha de Ceres – Como a Secretaria de Saúde tem enfrentado essa pandemia que está sendo divulgado apor todo o mundo?

Secretária de Saúde Kênia Naiva – Desde o início da pandemia, foi traçado metas de trabalho para poder amenizar quando chegasse ao nosso município. Ela chegou. Tivemos oito casos notificados, onde hoje o último recebe alta. Todos estão bem, em domicílio, todos foram assistidos e não tiveram sintomas grave. Dois apenas foram hospitalizados, mas todos acompanhados, mesmo em tratamento domiciliar. Isso todos os dias.

 

Jornal Folha de Ceres – Após a liberação desses pacientes, acabou o risco de contaminação?

Secretária de Saúde Kênia Naiva – Sim.  São quatorze dias de avaliação dos pacientes.  Sumindo os sintomas, comprovado que estão bem, são liberados, pois não existe transmissão.

 

Jornal Folha de Ceres – A população pode se sentir tranquilizada hoje frente essa pandemia? Estamos bem assistidos pela saúde local?

Secretária de Saúde Kênia Naiva – Assistidos sim, mas não podemos nos tranquilizar. Porque? Sabemos que existe picos da doença. Geralmente vem um pico que é normalizado, podendo surgir outros, principalmente agora que estão começando a liberar a abertura dos comércios, a população começou a sair de suas casas, muitos começaram a trabalhar. Muitos não usam mascaras, não usam álcool gel. Esperamos que não aconteça mas, podem sim acontecer novos casos.

 

Jornal Folha de Ceres – Qual a dica que poderia deixar para os leitores do Jornal Folha de Ceres?

Secretária de Saúde Kênia Naiva –  A principal dica para os idosos é que ainda não saiam de suas casas, peça os mais jovens que resolva suas necessidades no comércio. Os idosos tem imunidade menor, muitos já tem doenças crónicas associadas, ficando mais perigoso pegar esse vírus. Aos demais o uso de máscaras de proteção em lugares públicos ou quando for conversar com alguém; Ao tossir ou espirrar, use lenços de papel e, em seguida, jogue-os no lixo ou cubra a boca e o nariz utilizando o braço; No momento evitar cumprimentos com abraços, apertos de mão e beijos e evitar visitas a entes queridos caso esteja gripado. Não ficar em grupo sem máscaras frente aos comércios.

 

Jornal Folha de Ceres – Qual a proteção que temos hoje, caso tenhamos algum casos grave do Corona Vírus?

Secretária de Saúde Kênia Naiva- Já conseguimos alguns equipamentos novos e no nosso hospital já preparamos três leitos com respiradores, caso precise. Mas graças a Deus não precisamos.

 

Jornal Folha de Ceres – Com essa epidemia em algumas cidades foram tomadas medidas drásticas e muitos postos de saúde não estão funcionando. Como está o município de Rialma frente ao atendimento à população que necessite de um atendimento para uma gripe, um acidente e ou atendimento médico?

Secretária de Saúde Kênia Naiva – O Município de Rialma não fechou suas portas para o atendimento. Tiramos apenas a aglomeração de nossas quatro unidades básicas de saúde (Conhecido pela população de Postinho de Saúde) do CAPs (Psicosocial) e do Hospital. Onde havia atendimento em grupo, passou a ser individual. Nas Unidades de Saúde foi realizado escalas de atendimento para não aglomerar.  Continuamos com os atendimentos normais. Os atendimentos odontológicos no início priorizamos as urgências, hoje já normalizado com atendimento todos os dias por um profissional. Temos uma Odonto pediatra para atendimento de crianças, atendendo uma vez por semana em casa unidade. No hospital continuamos com a realização de exames agendados e sempre pedimos para não ir com acompanhante para evitar a aglomeração, realizando ultrassom, Raio X e os laboratoriais normais. As especialidades também com critérios e agendamentos. No hospital temos pediatria, ortopedia, neurologia e ginecologia.

 

Jornal Folha de Ceres – Em Rialma, todos estão sendo atendidos e ou ainda ficam pessoas a contento?

Secretária de Saúde Kênia Naiva – As especialidades que temos no município, estamos atendendo bem. Os atendimentos que precisamos de fora, o SUS não estão atendendo especialidades eletivas, livre as urgências que referimos ao atendimento ao câncer, cirurgias de urgência e emergência.

 

Jornal Folha de Ceres – Quais os avanços alcançados nessa gestão ao qual todos podem comemorar?

Secretária de Saúde Kênia Naiva – Nesses três anos e meio o município alcançou muitos avanços. Em destaque as obras de reforma do hospital que está em fase de conclusão em sua ampliação. Estamos finalizando a lavanderia e organizando o Centro cirúrgico para ajudar nas cirurgias eletivas que tem uma fila grande de espera. Não tínhamos o CAPs , hoje com muitos atendimentos e contamos com vários profissionais, atendendo crianças com problemas psicossociais, alcançando bons resultados com pacientes usuários de álcool e droga; entre eles psicólogos; Nas UBS contamos hoje também com urologista atendendo uma vez por semana em cada posto de saúde; atendimento só para os diabéticos, odonto pediatra para atender somente as crianças, atendimento com uma nutricionista.

 

Jornal Folha de Ceres – Para finalizar quais dicas você deixa para os nosso leitor de Rialma?

Secretária de Saúde Kênia Naiva – Peço que ainda continuem em isolamento na medida do possível, para que mais casos não apareça. A nossa estrutura é pequena e precisamos do apoio de toda a comunidade. Já iniciamos a campanha de vacinação de Sarampo (Jovens de 20 a 59 anos) e influenza (H1N1).

Utilizem a nossa UBS e nossa nutricionista, pois a falta de informação e conhecimento alimentar leva a obesidade e, a obesidade levado nossa população a outras doenças tal qual a diabetes e a parte ortopédica com dores nas costas, nas pernas e outros acidentes.  Agende e tenha uma vida saudável e acompanhada por nossos profissionais da saúde.

 

Matéria e foto: Ferdinando Ricardo.