INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
O vereador de Ceres Reiller Seabra desabafa sua insatisfação frente serviços executados nas ruas e avenidas de Ceres.
Denúncia

O vereador de Ceres Reiller Seabra desabafa sua insatisfação frente serviços executados nas ruas e avenidas de Ceres.

Nesta terça-feira (28/04/2020) no plenário da Câmara Municipal de Ceres, o vereador Reiller Seabra de Brito chama a atenção para o que já havia sido previsto em redes sociais sobre a pavimentação feita às pressas no município.

Logo após o início das obras de micro revestimento nas ruas e avenidas de Ceres, já corria boatos em redes sociais sobre os cuidados que vereadores do município deveria ter frente a execução do serviço.  Dúvidas sobre a qualidade do material implantado, dúvidas sobre o tempo de durabilidade; A necessidade de duração do serviço frente ao grande valor da obra e dívidas que os ceresinos herdariam. Ainda comentários sobre a execução feita às pressas com o propósito de tirar proveitos nas próximas eleições.

Cumprindo seu papel de fiscalizar, o vereador tem buscado acompanhar os serviços das obras de pavimentação após perceber que serviços estão sendo terceirizados. Junto com outros vereadores começou a fazer coleta de materiais. Não encontrando resultados satisfatórios, o vereador busca apoio dos demais edis para cobrar do município um laboratório de análise para avaliação do serviço executado pela empreiteira (Para que fique dentro das normas contratuais) e ainda, a fiscalização correta com análise de material da pavimentação pela Caixa Econômica Federal antes de ser feito o pagamento milionário a empresa responsável pelo serviço.

Após buscar em Goiânia uma empresa que pudesse ajuda-los na fiscalização, ao levar a primeira amostra colhida da obra que estava sendo executada, na primeira análise a emulsão não fei satisfatória. Apresentou 6.30 sendo negado a assinatura pelo responsável. Com o agravo da situação os vereadores passaram a recolher duas amostras dia como indício de provas.

Junto as pessoas que controlavam a máquina na expetativa de colher material de melhor qualidade, a amostra deu 8.58 sendo que o mínimo do ideal é 9.7 .

Outras obras de asfalto também fiscalizadas não foram dentro da norma, a exemplo o Complexo Turístico. A análise apresentou betume que deveria estar entre a faixa 67, apresentou 45.  Uma média de 45% a menos do exigido.  

 

(...) – “ Essa casa foi escolhida pela população de Ceres para fiscalizar” (...) “o que questiono é sobre a fiscalização dessa obra de mais de 10 milhões de reais” (...) é necessário que em cada local tirem a amostra. Uma obra deste tamanho deveria ter um laboratório pela prefeitura funcionando no momento de sua execução” (...) ”Vamos continuar com a fiscalização e se preciso for vamos acionar outros órgãos para acompanhar, pois agora não vamos discutir o Projeto de Lei e sim, se essa obra terá qualidade para suportar oito anos” (...)” Precisamos de garantias escritas com o mesmo prazo e não apenas palavras” (...) “ que a Caixa econômica Federal faça a análise do material antes de fazer o pagamento. Cobrou e explanou o Vereador Reiller Sebra.

Matéria e Foto de Arquivo: Ferdinando Ricardo