
Nesta segunda-feira (07/10) na Câmara Municipal de Rianápolis, presidida por Diogo Oliveira Ferreira, presença dos Vereadores Gilber Roque Pereira de Miranda, Wesley Bezerra de Lima, Geoildes Alencar da Silva, Jovelino Bueno da Silva, Edson Egídio dos Santos, Vereadoras Jouse Ribeiro Pereira, Lucely Antônio Gomides Costa e Telma Barbosa da Silva Carvalho após iniciarem os trabalhos da casa, ser lido e aprovada ata da sessão anterior, o Presidente registrou Moção e pesar pelo falecimento da Sra. Odete Rodrigues.
Os edis aprovaram o Requerimento de nº 019/2019 de autoria do Vereador Edson Egídio que, requer ao Poder Executivo a substituição dos “tachões” localizados na Avenida Santa Efigênia frente ao Espaço Esportivo Ernandes Rodrigues Egídio por quebra-molas. Em sua justificativa é proibido pela resolução 600/2016 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Tachões de sinalização não podem ser colocados com a finalidade de redução de velocidade em vias públicas. Haver reclamações da população por ocorrer estrago em veículos. Ser necessário mudar a forma da redução de velocidade naquele lugar.
Foi apresentado Requerimento Verbal pelo Vereador Jovelino Bueno que, solicita ao Poder Executivo a criação de um “Centro para Recebimento de Doação de Medicamentos não mais usados pela população e que esteja dentro do prazo de validade”. Em sua justificativa em quase todas as casas existem medicamentos que sobram e perdem por falta da necessidade de uso. Com a sua doação a um Centro de Recebimento Público, acompanhado por um farmacêutico, poderá salvar vidas de muitas pessoas carentes que não conseguem comprar tais medicamentos.
Foi lido o Projeto de Lei 017/2019 de autoria do Vereador Edson Egídio e repassado para as comissões para análise e parecer. O Projeto derroga (anula) as cláusulas de inalienabilidade incidentes sobre imóveis doados pelo Município. Em uma de suas cláusulas o imóvel doados pelo município fica autorizado a entrar como garantia a instituições financeiras para construção de sua moradia; a compra de materiais de construção e ou pagamento de mão obra para sua edificação.
Foi explanado e discutido vários assuntos pelos edis e após concluir os trabalhos da casa o Presidente da Casa Diogo Oliveira deu seu parecer sobre seu compromisso desde o início de seu mandato em manter uma maior aproximação da casa de leis com o Poder Executivo com reuniões semanais buscando melhoras para o município. Pontuou sobre o aproveitamento realizada na última reunião com o Prefeito José Carlos onde foi apresentado o pedido do Poder executivo ao Ministério Público de uma nova revisão do processo contra a “Bava Alimentos” frente a troca de promotores na comarca; A possibilidade de gratuidade no transporte de alunos universitários para suas faculdades no próximo ano, frente os novos ônibus adquiridos pelo município; O pedido do Poder Executivo aos vereadores Wesley e Jovelino que são da base do governo e interceder frente e queda de repasses destinada ao transporte escolar pelo Governo de Goiás que era de 24 mil para 15 mil. Valores que inviabiliza o processo frente as despesas com manutenção e petróleo.
Parabenizou a eleição transparente e os cinco eleitos para o Conselho Tutelar do município, propôs apoio e parceria com a Câmara Municipal e logo após, fez o convite a todos a estarem presentes na próxima sessão a ser realizada na segunda-feira às 19:30 hs.