
Outubro Rosa Tem o Empenho da vereadora Simone e demais vereadores de Ceres
“Outubro Rosa” é um movimento internacional de conscientização para o controle do Câncer de Mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento; contribuir para a redução da mortalidade. Em Ceres trabalhado pelas “Amigas do Peito” e bem representada pela Simone Rosa de Oliveira Chaves, única mulher vereadora do Poder Legislativo da cidade de Ceres.
Nesta sessão (16/10) foi aprovado em segunda votação o Projeto de lei nº 18/2019 “Outubro Rosa” de autoria da vereadora, abraçado também pelos demais edis da casa.
Entre os artigos, foi destaque a necessidade do poder público desenvolver mais ações destinadas à população: Alertar e promover debates sobre a prevenção da doença; contribuir para a redução dos casos; desenvolver ações integradas envolvendo a população, órgãos públicos, instituições públicas e privadas; concretizar ações, programas e projetos na área de educação e prevenção; estar incluído no calendário oficial anual de eventos de Ceres e durante o Mês de outubro ampliar o número de vagas para exame de prevenção de câncer de mama, colo de útero e outros exames relacionados a saúde da mulher, isso sem fila de espera.
Segundo a Vereadora Simone Rosa, o projeto veio para ampliar e elaborar uma forma melhor de atender as mulheres ceresinas. (...)-“ eu sei que já são feito inúmeras ações no mês Outubro Rosa só que, gostaria que complementasse por ver experiências não comigo mas com pessoas com câncer que convivemos no município. Sempre é encontrado dificuldades e a necessidade de acolhimento, colocar as coisas para funcionar. Depois que a pessoa descobre que está com a doença, dificulta mais” (...) O projeto vem para a prevenção, viabilizar os exames a todas as mulheres, tanto o colo de útero, câncer de ovário e câncer de mama” (...) foram feito algumas emendas como contribuição de outros vereadores para melhorar o projeto, em destaque que não aja fila e os exames seja executado em forma de mutirões”. Defendeu a Vereadora Simone Rosa.
Matéria : Ferdinando Ricardo. Foto WEB.