INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Hidrômetro não poderá lesar bolso de contribuinte em Rianápolis.
Política

Hidrômetro não poderá lesar bolso de contribuinte em Rianápolis.

Nesta segunda-feira (28), na Câmara Municipal de Rianápolis, presidida por Diogo Oliveira Ferreira, presença dos vereadores Edson Egídio dos Santos, Jovelino Bueno da Silva, Geoildes Alencar da Silva, Wesley Bezerra de Lima, Gilber Roque Pereira de Miranda, Vereadoras Telma Barbosa da Silva Carvalho, Jouse Ribeiro Pereira e Lucely Antônio Gomides Costa realizaram a 4ª e a 5ª Sessões Ordinárias do Mês de Agosto, com votação de Projetos de Leis e requerimentos importantes para o bem da comunidade rianapolina.

 

Em destaque a Moção de Pesar à “ Tião Costa” e Maria  Lurdes da Silva; a aprovação na primeira votação o Projeto de Lei 012/2019 que, em uma de suas cláusulas, sugere a distribuidora de água e Esgoto “SANEAGO” a instalar equipamento que elimine o ar na tubulação que antecede o hidrômetro das residências dos cidadãos rianapolinos. A favor do projeto e da população os vereadores deram seus pareceres. Edson Egídio, lembrou que a empresa deverá realizar a troca de hidrômetro por equipamentos novos, evitando o problema e atenda a demanda de toda da população; Geoildes Alencar, apresentou inúmeras reclamações de consumidores do município que, presenciam em seus hidrômetros o giro com a passagem apenas do “ar” em momentos de retorno da distribuição de água que nunca deveria faltar; Jovelino Bueno, observa que há grande alteração na fatura mesmo com pouco consumo, lesando os bolso do cidadão, além de criar perca de tempo e despesas extras quando na dúvida do alto consumo, buscam nas tubulações por possíveis vazamentos internos que não existem.

 

Também em primeira votação o Projeto de Lei 013/2019 que cria o cargo para Engenheiro Ambiental e o aumento de vagas para Professor P2 e Técnico em Enfermagem. Com pareceres favoráveis pelos vereadores. Em suas justificativas a Vereadora Jouse Ribeiro lembra ser uma oportunidade em igual aos variados profissionais existentes no município; Edson Egídio pontuou a necessidade de ter um Engenheiro Ambiental para orientar os agricultores e não ser apenas fonte de arrecadação como tem sido em cidades vizinhas, penalizando injustamente os moradores rurais;  Wesley Lima alertou sobre a emenda no projeto com a colocação do valor salarial, horas trabalhadas no que se refere aos cargos de Professor e Auxiliar de enfermagem.

 

Entrou na pauta o Projeto de Lei 014/2019 que dispõe na criação do Brasão da cidade de Rianápolis. Repassado as comissões da casa para estudos e parecer final.

 

Ainda na noite, vários requerimentos verbais. Em destaque o requerimento da Vereadora Jouse Ribeiro que, requer ao Poder executivo a limpeza geral do Ginásio de Esportes. Em sua justificativa é solicitação dos Agentes de Saúde e pessoal do Projeto que usam o local.

 

 Requerimento do Vereador Geoildes que requer ao Poder executivo a instalação de iluminação na Praça da Igreja Matriz. Em sua justificativa, parte do local encontra-se no escuro, onde famílias e crianças se divertem no horário noturno além da necessidade de oferecer segurança nas mediações;

 

Edson Egídio, Solicita ao Poder Executivo, a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura a criação de cadastro aos agricultores do município, para que sejam orientados sobre as oportunidades em produzir e vender aos consumidores de outros estados brasileiros que trafegam pelo município ( BR 153). Em sua justificativa a Br é um corredor com inúmeros entrepostos. Podendo o município educar e orientar a classe baixa e sem formação, ensinando-os a produzir hortaliças e legumes onde poderão gerar empregos e renda local;

 

A vereadora Telma Barbosa, requer ao Poder executivo a troca do piso na rampa de entrada da casa de Velório por piso ante derrapante. Em sua justificativa o local é propício a acidentes e já existir vários relatos de ocorridos no local. No mesmo requerimento o Vereador Gilber Miranda, solicita ao Poder Executivo a colocação de uma rampa e mais uma outra porta na Sala de Velório. Em sua justificativa é necessário uma entrada para a população e outra operacional de manejo;

 

O vereador Wesley, Lima solicita ao Poder Executivo investir em divulgação aos pequenos empreendedores do município sobre às linhas de crédito governamentais que oferecem empréstimos nos valores de R$ 300,00 a 3.000,00 sem juros e ou juros baixos para quem necessitar valores maiores alcançando até 100 mil. Em sua justificativa poderá alavancar o desenvolvimento de novas frentes de trabalho no município.

 

O Presidente Diogo Oliveira agradeceu a todos vereadores pelo envolvimento e tornar a reunião bem produtiva frente os projetos e assuntos pertinentes para o bem da comunidade. Deu seu parecer e comentou os temas discutidos nas sessões. Prometeu empenho junto ao Poder Executivo.

Matéria e foto: Ferdinando Ricardo.