
A Secretaria da Educação (Seduc) realiza a partir desta quarta-feira, dia 12, o 1º Seminário Estadual de Educação Escolar Indígena e Diversidade Camponesa. O evento, que tem como tema Os espaços, os tempos e as veredas educativas da aldeia, do quilombo e do Cerrado de Goiás, será realizado até sexta-feira, dia 14, no auditório do Biss Inn Hotel, no Setor Leste Universitário, em Goiânia. A abertura acontece nesta quarta, às 20 horas.
O objetivo do encontro é debater as particularidades da educação no campo e estabelecer as diretrizes para a construção de uma política pública específica para essas comunidades. Atualmente, são atendidos 9.409 estudantes em 67 escolas indígenas, quilombolas e do campo – e em suas extensões – em 17 regionais de educação no estado. Ao final, os participantes farão um documento com as diretrizes para a política de educação do campo no Estado de Goiás.
Cerca de 70 profissionais da educação da rede estadual, entre tutores e técnicos pedagógicos que acompanham escolas do campo, equipes gestoras, coordenadores pedagógicos e professores, participarão do seminário. Representantes de entidades civis, do Ministério Público Estadual e do Conselho Estadual de Educação, além de professores pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG), Pontifícia Universidade Católica (PUC) e Universidade Estadual de Goiás (UEG) também foram convidados.
Lei
Em 31 de dezembro do ano passado, o governador Marconi Perillo instituiu, pela Lei nº 18.320, a Política Estadual de Educação do Campo, em consonância com a política nacional e as diretrizes educacionais da rede pública do Estado de Goiás. Para a secretária da Educação, Vanda Siqueira, que participa da abertura do encontro, este será um momento importante para a implementação dessa política.