
Prefeito Alex entrega benefícios a população de Ipiranga de Goiás e responde questionamentos da população ao Jornal Folha de Ceres.
Jornal Folha de Ceres - Prefeito Alex Queiroz, mais um benefício entregue a população de Ipiranga de Goiás. Um País e um estado onde só se ouve reclamações e desânimo por parte dos prefeitos, o senhor está constantemente entregando benefícios importantes para a sua comunidade. De onde vem esse apoio?
Prefeito Alex Queiroz – Recebemos esse benefício e mais uma VAN. Vem de emenda parlamentar do ex Deputado Federal Heuler Cruvinel. Onde eu e a população de Ipiranga de Goiás somos muito gratos.
Jornal Folha de Ceres- Com o final das chuvas, já tem alguma programação para atender o município?
Prefeito Alex Queiroz – Estávamos aguardando o final das chuvas para dar início aos trabalhos nas estradas da zona rural. O maquinário hoje está em boas condições de trabalho e o que queremos é manter as estradas trafegáveis e em boas condições até o próximo período de chuvas. Temos um projeto pré aprovado na Caixa Econômica Federal para terminarmos aqui em Ipiranga de Goiás a pavimentação asfáltica que iniciamos com o convênio “Goiás na Frente”, concluindo com recursos de emenda parlamentar do Deputado Federal Celio Silveira. Anseio da população de Ipiranga de Goiás.
Jornal Folha de Ceres- Falando sobre moradia. Quais os avanços entre o Poder executivo e legislativo em prol da comunidade?
Prefeito Alex Queiroz – O Pode executivo e o Poder Legislativo nesse nosso mandato, sempre teve um bom relacionamento, um bom diálogo. Existe assuntos contraditórios, mas esses assuntos tem sido em fazer as ações mais corretas possíveis. Recentemente tivemos divergências de ideias no que diz respeito a uma área que hoje está sendo usada para as festividades da Festa do Peão. No meu entendimento e no entendimento de muitos, hoje já não é um bom local, nem um local propício e de tamanho adequado para uma festa de peão. O que poderá oferecer a comunidade de 25 a 30 lotes habitacionais. Em 2017 enviei um projeto solicitando a desafetação da área com o propósito de construir casas populares. Havia ganhado do Governador Marconi 60 cheques moradia e a contra partida do município, um terreno. Na época não houve um consenso com a Câmara de vereadores e não pudemos dar seguimento ao projeto. Com essa mudança de governo isso se perdeu. Agora recentemente, encaminhei um Projeto de Lei pedindo novamente a desafetação da área para fazermos loteamento e doar as famílias que pagam aluguel e precisam de construir sua casa. Nesse projeto houve uns contraditórios, mas no final entramos em um consenso. Acredito que agora vai ser aprovado.
Jornal Folha de Ceres- Quando se fala em doação de lotes existe muita especulação, onde um cidadão recebe o lote e logo vende o bem. Como será em Ipiranga de Goiás?
Prefeito Alex Queiroz – Nós estamos trabalhando um Projeto de Lei que inibe de vez as especulações. Tivemos orientação do Promotor Marcos Rios em uma audiência de conciliação. Estamos acatando as orientações para fazer uma lei bem criteriosa nesse sentido. Com isso vamos beneficiar realmente quem precisa. Quem quer um lote para construir uma casa e residir nela. A Câmara Municipal aprovando esse projeto de lei iremos beneficiar de 25 a 30 famílias.
Jornal Folha de Ceres- E os recursos para a infra estrutura, água, asfalto e energia?
Prefeito Alex Queiroz – Já era uma preocupação e já estamos corremos atrás. Graças a Deus tenho um facilidade muito grande de me aproximar dos parlamentares e ajudar Ipiranga de Goiás, com respaldo necessário conforme as necessidades do município. Tenho o respaldo do Deputado Estadual Célio da Silveira com um imenso apoio a nossa administração e com ele, a gente conta mais. Mas mesmo assim é necessário que busquemos também outros deputados que, também nos tem atendido, a exemplo os deputados Tiago Peixoto, Heuler Cruvinel, José Mario, Delegado Valdir, Senador Wilder Morais, Luis do Carmo. Os Deputados estaduais Hélio de Souza, Nédio Leite, Lucas Calil, Talles Barreto e outros.
Jornal Folha de Ceres- Qual o maior problema encontrado nesta gestão e que o prefeito ainda busca tentar resolver?
Prefeito Alex Queiroz – O maior problema que enfrentei, hoje está resolvido. A questão de débitos assumidos, deixados pelas administrações anteriores e o “CALQUE” do município. Sem certidões federais, estaduais e do TCM e sem as outras certidões existentes, não tem como você tocar uma prefeitura. Não tem como receber um recurso da união ou do estado se não tiver com todas as certidões em dia. Hoje Graças a Deus resolvemos e, podemos ganhar recursos no âmbito estadual e federal. Outra questão quando assumimos que nos trouxe muita dificuldade e estamos acabando de resolver é o problema que tínhamos com a frota municipal. Recebemos uma prefeitura sem condições de arrumar estradas, sem condições de atender as famílias da zona rural, por não ter equipamentos. Na agricultura, na saúde e no transporte escolar da mesma forma. Hoje o município está com quase toda a sua frota substituída por veículos novos e com isso vamos resolver o problema com a frota do município. Hoje temos condições de atender os pacientes da Secretaria de Saúde, condições de recuperar as estradas e atender os nossos produtores rurais. Hoje, todos os veículos estão em boas condições para atender a nossa população.
Realizamos um leilão e descartamos aqueles veículos sem condições de trabalho, que estavam trazendo gastos e gerando despesas para os cofres públicos.
Jornal Folha de Ceres- Mais vitórias ou derrotas nesse último ano?
Prefeito Alex Queiroz – Sem dúvida estamos tendo um 2019 bem próspero para nós e para o nosso município. No que diz respeito ao aniversário da cidade, ninguém mais defensor da Festa de Peão do que eu que, já realizava a festa mesmo antes de Ipiranga ser emancipada. Sempre defendendo a bandeira da Festa de Peão. Hoje como gestor municipal, temos que ser responsável. Estive a Goiânia, com o ex senador, hoje Secretário da Indústria, Comércio e Turismo Wilder Morais reivindicando recursos do “ Goiás Turismo” para fazer a festa. Se conseguir recursos exclusivos para fazer a festa, vamos fazer, do contrário, com recursos do município não vai dar para fazer. Mas nesse caso estaremos pensando em fazer um outro evento de menor despesas para que não passe em branco a nossa festa do 19º aniversario de Ipiranga de Goiás . Estamos trabalhando atentos e com responsabilidade com os gastos para não deixar comprometer as outras áreas, como a saúde, educação e o apoio os produtores rurais.
Matéria e foto: Ferdinando Ricardo