INÍCIO O JORNAL GALERIAS TODAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
INÍCIO O JORNAL GALERIAS NOTÍCIAS CIDADES QUERO VER NO JORNAL JORNAL IMPRESSO ANUNCIE AQUI CONTATO
Nova Glória realiza o 36º Encontro de Folias de Reis
cultura

Nova Glória realiza o 36º Encontro de Folias de Reis

Entre a data de 10 a 13 de janeiro, já se tornou tradição o encontro de Folias no Estado de Goiás. A  Cidade de Nova Glória à anos busca manter a tradição. Ação que mobiliza toda a comunidade, ou por meio das comemorações festivas, shows, celebrações das missas, desfiles de violeiros e diversas apresentações folclóricas mobilizadas no meio cultural e artístico.

 

Com a programação iniciada na quinta-feira (10), a população pôde se divertir em um amplo espaço coberto com o Show de Gil dos Teclados e Marcelo Roger.  Na sexta-feira (11) quem tomou conta da noite foi Erick Lins. O sábado Show com Zé Ricardo e Thiago. O domingo, dia esperado por todos, foi iniciado com uma Santa Missa, Desfile de Violeiros, servido almoço para os foliões e aproximadamente cinco mil pessoas. Durante toda a tarde a apresentação de folias do estado de Goiás e de Minas Gerais.

Presença das Folias de Ouro Verde, Alto Horizonte, Barra da União e Córrego do Buruti, Folia do Grotão, Córrego da Peroba, Grupo três Reis Santos de Rubiataba, Folia do Varjão, Folia do Uirapuru, Folia de Carmo do Rio Verde, Folia de Santo Reis de Pilar de Goiás, Folia de Barro Alto, Folia do Chico Doido, Folia da Plaina e Folia de Rialma.

A Organização realizada pelo Prefeto Carlos Luiz de Oliveira, Presidente da Comissão Valdenei Adriano Domingos, Genésio José da Silva, Élson Monteiro, Jackeline Fernades, Aurenice Azevedo.

 

Um dos organizadores e motivador do evento, Vereador Valdenei Adriano Domingos, lembra que o 36º Encontro de Folias de Reis é uma ação conjunta do Governo Municipal e a Câmara Municipal com apoio do comércio regional e empresários do estado, com o total apoio da comunidade e funcionários públicos que não medem esforços para o acontecimento festivo na cidade. (...) –“ esse ano foram 13 Folias de Reis que abrilhantaram o encontro. A cada ano nota-se uma evolução nos versos cantados, um público fiel e apreciador cultural e ainda um grande movimento na cidade, trazendo aos comerciantes e barraqueiros uma renda a mais que beneficia suas vidas e o próprio comércio local

O Apresentador das Folias de Reis Edson Rodrigues da cidade Rialma, afirma ser uma forma de manter as tradições vivas, manter a história do povo Goiano. (...)- O Encontro de Folias de Nova Glória, já virou tradição e enriquece em cada ano o acervo histórico do nosso povo goiano e de outros estados que vem participar no encontro de Nova Glória. Quando se comemora essa festa religiosa, onde celebra a adoração dos “Magos ao nascimento de Jesus”, por meio dos grupos formados por músicos, cantores e dançarinos, traz a cada um, uma reflexão de nossa importância aqui na terra. O que podemos fazer bem para o próximo, a reconhecer o valor da humildade e da partilha com os que atravessam uma fase desfavorecida(...)”. Aborda Edson Rodrigues.  

A Folia de Reis em canto, lembra o momento que os reis magos avistaram no céu a Estrela de Belém. Foram por meio dela ao encontro de Jesus e levaram incenso, ouro e mira. A simbologia dos presentes levados significa a realeza (ouro), a divindade ou fé (incenso) e a imortalidade (mirra). E cada folia tem o seu roteiro que encanta por meio de seus versos cantados e improvisados.

Matéria: Ferdinando Ricardo 

Foto :WEB